sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Gestor do Acre conhece resultados do Programa Escola Digna


Mais uma vez os exitosos resultados do Governo do Maranhão ultrapassaram os limites territoriais do estado. Na manhã desta quinta-feira (30), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, recebeu a visita de Chagas Batista, vice-prefeito de Tarauacá, município do estado do Acre, para apresentar as práticas positivas desenvolvidas na educação do Maranhão, por meio do Programa Escola Digna.

O encontro aconteceu na Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em São Luís, e além do secretário Felipe Camarão e do vice-prefeito, contou com a presença de uma comitiva da educação estadual.

Durante a visita à unidade escolar, o gestor municipal conheceu as modernas instalações de laboratórios científicos, além de ser apresentado à metodologia e projeto pedagógico desenvolvidos nas escolas da rede pública estadual, tanto as de tempo integral profissionalizante – a exemplo dos IEMAS -, quanto as escolas regulares em tempo parcial, distribuídas em todo o estado.

“Sou um apaixonado por tudo o que liberta e transforma, mas também que une as pessoas. E eu vim aqui porque sei que está acontecendo, no Maranhão, uma coisa muito boa. Acompanho o estado lá da minha cidade no Acre e optei, durante as minhas férias, por beber um pouco dessa fonte”, disparou Batista.

Felipe Camarão destacou que o Maranhão está de portas abertas para novas visitas, sempre disposto a apresentar o “Escola Digna”, considerado o maior programa de investimentos da história da educação maranhense. “Nosso programa educacional segue sendo exemplo para outras regiões e é uma honra para o Governo Flávio Dino receber o Batista, que veio do Acre conhecer as nossas experiências exitosas em gestão. Aqui tivemos a oportunidade de conversar não apenas sobre educação em tempo integral profissionalizante, mas também, sobre a educação de um modo geral, gestão da educação, gestão pedagógica, gestão administrativa, ajudando-o na missão de buscar melhores práticas para o desenvolvimento do povo acreano, assim como o governador tem feito por todos os maranhenses”, afirmou Felipe Camarão.


Os números expressivos do Programa Escola Digna, macropolítica de estado implantada desde o ano de 2015, realmente impressionam. Desde o início do Governo Flávio Dino, o Programa já entregou quase mil obras educacionais, entre: construções, reformas e ampliações de unidades escolares em todo o Maranhão; a criação da rede de educação em tempo integral, que este ano chega à marca de 74 escolas com a primeira escola bilíngue da rede estadual; apoio aos 216 municípios maranhenses por meio do Pacto Estadual pela Aprendizagem, assessoria técnico-pedagógica, apoio ao transporte escolar, com um programa de apoio específico, a criação do Sistema de Avaliação Educacional Estadual (Seama), recursos pedagógicos distribuídos às redes municipais; a política de formação permanente dos professores e as ações focadas na melhoria da aprendizagem com o Programa Mais IDEB. 

Esses dados chamaram a atenção do vice-prefeito acreano, que realçou os avanços que o ‘Escola Digna’ tem trazido para a educação maranhense. “Vou levar essa experiência da empolgação de vocês, que integram ações fazendo com que a vida fique mais humana e com que as pessoas possam, a partir do serviço público, se sentirem mais cidadãos, mais gente”, destacou Chagas Batista.   

Ainda durante a visita do vice-prefeito de Tarauacá, Chagas Batista, o secretário Felipe Camarão entregou um exemplar do livro ‘Escola Digna’, uma compilação de artigos que retratam a aplicação do Programa em todo o Maranhão.

“Aqui no Maranhão tem ventos de liberdade, ventos inovadores e eu vim ver de perto essa realidade. Agradeço a recepção de todos da equipe do governador Flávio Dino, fui muito bem recepcionado nos órgãos pelos quais já passei – na Secretaria de Saúde e aqui com o secretário Felipe, que deixou parte do tempo dele pra me acompanhar. Isso é um privilégio e só acontece quando há de fato muito compromisso e muita sensibilidade, quando você pensa não só a sua cidade ou seu estado, mas pensa um Brasil melhor para todos”, concluiu Chagas Batista.


"Que eu tenho muito orgulho do Programa Escola Digna, não é nenhuma novidade! O maior Programa educacional do país segue sendo exemplo para outras regiões. Recebi o vice-prefeito de Tarauacá, o senhor Chagas Batista, que veio do Acre conhecer um pouco das nossas escolas, metodologias e projeto pedagógico. Agradeço muito a sua visita, que o Escola Digna ajude os acreanos, assim como tem transformado a realidade dos maranhenses", finalizou Felipe Camarão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário