quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Governo monitora operações de emergência em saúde pública para Infecção Humana pelo novo Coronavírus

Foto Reprodução

O Governo do Maranhão monitora operações de emergência em saúde pública para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCov). Nesta terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a atualização do plano de contingência do estado, além da elaboração de nota técnica com orientações para os profissionais de saúde. As ações, planejadas por diversos departamentos da SES e do Município de São Luís, envolvem representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MA). No Maranhão, a ANVISA tem mantido sua atuação no monitoramento de portos e aeroportos.

O Ministério da Saúde informou que, até 27 de janeiro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram confirmados 2.798 casos do novo Coronavírus (2019-nCov) no mundo. Destes, 2.761 (98,7%) foram notificados pela China, incluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong (8 casos confirmados), Macau (5 casos confirmados) e Taipei (4 casos confirmados). Fora do território Chinês, foram confirmados 37 casos.

No Brasil, até o momento, de 10 casos, somente um (1) caso notificado em 27 de janeiro se enquadra na definição de caso suspeito. Os demais, que não cumpriram a definição de caso, foram excluídos e apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios como o vírus Influenza A/H1N1, Influenza A/H3 e Rhinovirus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário