segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Travessia Saúde faz as primeiras viagens levando pacientes para Policlínica de Matões do Norte


O Travessia Saúde, que oferta transporte gratuito para deslocamento dos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) de 14 municípios para a Policlínica de Matões do Norte, realizou as primeiras viagens nesta quinta-feira (23), com três rotas, que passaram pelos municípios de Vitória do Mearim, Arari, Pirapemas, Cantanhede e Matões do Norte.

Estratégia articulada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o serviço garante acessibilidade à unidade, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). 

“O efeito na nossa unidade será diminuir o índice de absenteísmo [falta]. Muitos pacientes deixam de vir porque não têm condições de pagar passagens. Alguns vêm consultar e precisam de exames, mas não estão em jejum, precisando voltar no dia seguinte, e acabam faltando. Nosso retorno hoje foi muito positivo”, afirmou a supervisora administrativa da Policlínica de Matões do Norte, Samya Sousa.

Nesta sexta-feira (24), as rotas passaram por Vargem Grande, Itapecuru, Miranda do Norte e Matões do Norte. 

Travessia Saúde
O novo serviço serve à regional de saúde de Itapecuru-Mirim, formada por Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim. 

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, em três vans com capacidade para sete pessoas e um acompanhante por paciente, e é exclusivo para atendimento de demandas por tratamento de saúde não emergencial – o usuário terá direito a uma viagem diária. 

Para usar o serviço, será preciso fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Saúde de cada município, com o preenchimento da ficha de cadastro, cópia do RG, cópia do CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4, Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de renda. 

O usuário necessitará entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do seu município com até 72h de antecedência da data da viagem e solicitar o agendamento. A partir disso, cada município será responsável por organizar as solicitações de agendamento, preparar as rotas de viagem e repassar as informações à Policlínica de Matões do Norte, para que ela encaminhe as vans para as regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário