sábado, 22 de fevereiro de 2020

Governo contribui com redução de fila de espera no Socorrão II com Programa Mais Cirurgia


O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) está atendendo, desde a última semana, mais pacientes do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura: o Socorrão II. A iniciativa faz parte do programa Mais Cirurgias, criado pelo Governo do Estado. Tem o objetivo de zerar a fila de pacientes do Socorrão II que esperam por procedimentos cirúrgicos. Os primeiros procedimentos já foram realizados, reduzindo em 20% a fila existente. O trabalho continua no Carnaval e acontece simultaneamente às cirurgias realizadas diariamente no HTO.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve no HTO para acompanhar a ação e conversar com os pacientes. “Estamos reforçando a parceria com o município, a fim de resolver conjuntamente os problemas que afetam a saúde pública da cidade. Juntos, estamos identificando os principais gargalos e buscando soluções que beneficiem os usuários do sistema público de saúde. O atendimento dos pacientes do Socorrão II no HTO é um dos exemplos de soluções que encontramos para reduzir a fila de espera de pacientes que aguardam por um procedimento”, disse.

Os procedimentos continuarão sendo realizados durante o Carnaval. A proposta é, até o final do mês, zerar a fila de pacientes que já estavam prontos para realizar o procedimento cirúrgico, com os exames concluídos. Além de funcionar no Carnaval, para atender à demanda extra, a unidade de saúde investiu na aquisição de material e estendeu o horário para a realização dos procedimentos.

Os pacientes do Socorrão II que fizeram ou aguardam procedimento pelo programa Mais Cirurgias no HTO passaram por uma triagem, para que fossem identificados aqueles que já estariam aptos para a cirurgia. Entre os procedimentos mais realizados está a osteossíntese, intervenção cirúrgica realizada para unir as extremidades do osso fraturado, por meio de sutura, anel, placa ou outros meios mecânicos.

Até esta quinta-feira (20), mais de 30 pacientes já passaram por cirurgias. Para Hélio André da Silva, 31 anos, a agilidade no atendimento significa minimizar a dor da fratura. “Sofri um acidente e de imediato havia feito uma cirurgia na perna no Socorrão, mas estava aguardando para fazer no tornozelo e no ombro. Estou muito satisfeito com o atendimento aqui; a estrutura e os profissionais são muito bons”, destacou o paciente que fraturou várias partes do corpo em um acidente e já passou por cirurgia no HTO.

Rômulo Rodrigues, de 59 anos, também já foi operado. “O atendimento no Socorrão é bom também. Os profissionais são excelentes, mas é muita gente aguardando para fazer a cirurgia e, por isso, a demora é muito grande. Aqui é tudo bom, tem tudo. Com esse meu problema no braço tenho dificuldades de me apoiar e não tenho condições de fazer uma ginástica e até mexer no celular incomoda. Espero que depois da cirurgia melhore bastante”, contou Rômulo, que se recupera do procedimento.


Mais Cirurgias
O programa Mais Cirurgias foi lançado pelo governador Flávio Dino, em janeiro, em solenidade realizada no Palácio dos Leões. Com o Mais Cirurgias, este ano, deve ter um crescimento de 12% no número de cirurgias em relação ao ano passado. O programa é executado com o objetivo de aumentar o número de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera dos pacientes pelos procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário