terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Governo oferece atendimento a brincantes do Carnaval no Hospital de Campanha


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou para os brincantes do Carnaval do Maranhão o Hospital de Campanha, que atendeu os foliões dos Circuitos Beira Mar, Madre Deus e Rio Bacanga até esta terça-feira (25). A estrutura contou com o apoio diário de 16 profissionais, divididos em três equipes, prestando serviços de urgência e emergência, das 16h às 3h.

“É essencial pensar na brincadeira sem descuidar da saúde. Estamos no Carnaval, mas pensando na saúde dos brincantes. Sempre tem um e outro que passa do ponto, por isso estamos aqui para dar essa assistência, oferecendo uma estrutura de saúde bem pertinho dos principais circuitos para prestar atendimento ao folião e, caso seja necessário, levá-lo a uma unidade de referência mais próxima”, contou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que esteve acompanhando os serviços.

Segundo as equipes de saúde, os casos mais comuns de atendimento foram de intoxicação alimentar e uso abusivo de álcool. No Circuito Rio Bacanga, os foliões contaram com o apoio de um enfermeiro, um técnico de enfermagem e uma ambulância de plantão. Os circuitos Madre Deus e Beira-Mar foram atendidos pela equipe do Hospital de Campanha, formada por enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, um médico e uma ambulância composta por um enfermeiro e um técnico de enfermagem. 

A Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) também esteve dando suporte de saúde durante os quatro dias de folia, com médicos e enfermeiros. Para dar o suporte em casos de média complexidade, estavam preparadas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga e a UPA Vinhais. Já os casos de alta complexidade, poderiam ser encaminhados para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1).

Além da assistência em saúde, o Hospital de Campanha esteve orientando os foliões sobre a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e as formas de transmissão do vírus HIV, bem como fazendo a distribuição de preservativos masculinos e femininos e também lubrificantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário