sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Governo realiza Bloquinho da Saúde e promove Carnaval acessível às crianças na Casa Ninar


O Governo do Maranhão promoveu o Bloquinho da Saúde, nesta quinta-feira (20), na Casa de Apoio Ninar.  Crianças com deficiência atendidas por serviços da rede estadual de saúde e seus familiares participaram da folia momesca. O governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, estiveram no bloco e aproveitaram a ocasião para anunciar a aquisição de 56 cadeiras de rodas, que serão destinadas a crianças atendidas pela Casa de Apoio Ninar.


O bloco foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) e a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e foi adaptado para que as crianças se divertissem. 

O governador Flávio Dino destacou o significado do momento. “O Bloquinho da Saúde abre a programação oficial do nosso Carnaval e não poderíamos começar de forma melhor. As diferenças devem ser respeitadas e compreendidas como as várias formas de viver, de modo que uma festa dessa é válida para as crianças e suas famílias, mas também é uma lição para que toda a sociedade compreenda que só teremos um mundo melhor quando todas as pessoas se respeitarem. O bloquinho das crianças demonstra que o Carnaval é de fato esta festa democrática que celebra a diferença”, disse o governador.


Longe das multidões, entre outras particularidades, o Bloquinho da Saúde contou com intérprete de Libras e som mais baixo para as crianças. “A festa foi feita para elas se divertirem à vontade. Com uma programação especial, toda planejada a elas, nossa intenção é promover um momento agradável às crianças e seus familiares. A Casa de Apoio Ninar é referência nacional em cuidado e assistência às crianças com deficiência e esta festa neste espaço é reflexo de um trabalho que vem dando certo. Aproveitamos para anunciar que em breve entregaremos 56 cadeiras de rodas a crianças atendidas no Ninar, para que elas tenham maior mobilidade e conforto”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.


Participaram do Bloquinho da Saúde crianças atendidas por unidades de saúde do Estado como o Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água; o Hospital Aquiles Lisboa; Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), instalado no Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos; a Casa de Apoio Ninar; Serviço para pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA); e o Centro Especializado em Reabilitação da Cidade Operária.

Casa de Apoio Ninar
A Casa de Apoio Ninar oferece acolhimento e assistência especializada às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias.  O serviço, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciado pelo Instituto Acqua. 


A Casa funciona com um circuito de atividades multidisciplinares, voltadas para o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares. 

“O Carnaval é um momento de brincar, se divertir e se confraternizar. Hoje, abrimos as portas do Ninar para que todos pudessem participar deste momento que é tão especial quanto tantos outros quando se tem a oportunidade de estar perto dessas crianças e fazer parte da sua rotina”, destacou a neuropediatra e coordenadora de projetos da Casa de Apoio Ninar, Patrícia Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário