terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Nordeste lidera índices educacionais no Brasil



O Nordeste avança a passos largos para quitar sua dívida social na educação. Segundo dados do Instituto Unibanco, entre os dez estados brasileiros que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio entre 2005 e 2017, quatro são do Nordeste: Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará.

No ranking, o avanço nordestino se dá em saltos. O Ceará era o 11º em 2005 e subiu para quarto em 2017. Pernambuco saltou da 20ª posição para a terceira, e o Maranhão, da 25ª para a 14ª. Já o Piauí saiu da penúltima posição para a 16ª.

— Não há solução mágica. Foi um trabalho de continuidade, que ultrapassou governos, uma política de Estado. Organizaram a rede, estabeleceram metas ousadas, mas factíveis e com sistema de monitoramento forte. As ideias vêm das próprias escolas. No Piauí, uma diretora percebeu que alunos do ensino médio faltavam muito na sexta-feira e decidiu botar baião de dois no almoço. O absenteísmo caiu — conta Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco.

O Secretário de Educação do Estado do Maranhão, Felipe Camarão, também comentou o resultado. "Entre os 10 estados brasileiros que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre 2005 e 2017, quatro são do Nordeste: Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará. Isso demonstra o compromisso e responsabilidade com que os governos nordestinos tratam um assunto tão sério, que é a educação", ressaltou Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário