terça-feira, 31 de março de 2020

VÍDEO: Homem é flagrado nadando em alagamento em plena Avenida dos Holandeses em São Luís

O homem aparece nadando em um alagamento que se formou na Avenida dos Holandeses, na capital São Luís. 

O alagamento na via, assim como em várias outras avenidas de São Luís, se formou após temporal na tarde desta terça-feira (31).

Um ato de total irresponsabilidade já que, além de correr o perigo de se afogar a aventura 'sem graça' também coloca em risco a saúde do homem que aparece nadando. Veja o vídeo:


Governo, órgãos da educação e de defesa do consumidor discutem aulas não presenciais na rede privada


Com intuito de mitigar os impactos da suspensão das aulas durante o período de propagação da pandemia e garantir atividades educacionais não presenciais aos estudantes da rede privada de ensino, o Governo do Estado reuniu, nesta terça-feira (31), em videoconferência, com membros de órgãos de defesa do consumidor e da educação, sindicatos e com o Conselho Estadual de Educação (CEE). Este é o segundo encontro desde a edição do decreto estadual que suspendeu o funcionamento das unidades escolares no Maranhão.

O encontro teve como pauta a Resolução n° 94/2020 do Conselho Estadual de Educação, publicada no Diário Oficial de 25 de março, que orienta a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de suspensão das aulas em virtude da propagação do Covid-19.

Entre as medidas acordadas entre Promotorias do Consumidor e da Educação, sindicato dos estabelecimentos de ensino privados, sindicatos dos trabalhadores, Procon/MA, CEE e Secretaria de Estado da Educação estão: as escolas devem adotar instrumentos pedagógicos não presenciais de acordo com os termos da resolução do CEE, com critérios de monitoramento e avaliação da aprendizagem. Já as escolas que não puderem utilizar os instrumentos não presenciais deverão alterar seus calendários letivos quando do retorno das aulas.

“A orientação definida na reunião foi que cada escola organize suas atividades e proceda observando sempre requisitos e critérios da Resolução emitida pelo Conselho, de forma que haja qualidade na prestação do serviço e informação aos pais. Mas é preciso frisar que todas essas medidas são importantes para que possamos, como educadores, contribuir com as autoridades de saúde quanto ao isolamento social, que é a forma de prevenção mais eficaz nesse momento”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.  

A presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga, explicou que uma ação conjunta do órgão com o Ministério Público Estadual irá elaborar documento que regulamente tecnicamente as atividades das escolas particulares e as balize neste período.

“Nós e o Ministério Público Estadual emitiremos recomendação técnica aos pais de alunos e às direções de escolas particulares do Maranhão. Reiteramos que permanecemos atentos aos conflitos educacionais que porventura surjam durante o período de suspensão das atividades educacionais”, afirmou Adaltina Queiroga.

“Parabéns ao secretário Felipe Camarão e equipe pela iniciativa de alinhar essas ações não presenciais via videoconferência. Quero ressaltar que a informação precede a tudo e a falta de informação gera a demanda, gera o litígio. Nesse momento, é importante que as escolas particulares tenham canais abertos com assistência para o consumidor. É interessante que as famílias entendam a importância do momento”, destacou a promotora Litia Cavalcanti.

Elza Balluz, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular, realçou a importância da resolução para esse momento de enfrentamento da crise gerada pela pandemia. “A resolução do CEE ponderou e considerou todas as realidades, principalmente sobre as condições de cada escola. Quem não puder fazer atividades remotas terá que prever a reposição. Acredito ainda que todos nós, educadores, deveremos considerar o que foi dado nesse período, retomando os conteúdos”, avaliou.

“É mais fácil criar empregos que ressuscitar os mortos”

Foto Reprodução

O Brasil está em uma encruzilhada retórica: de um lado, os governos estaduais, hospitais, centros de pesquisa, universidades públicas, órgãos de imprensa etc. são unânimes em seguir e recomendar as medidas tomadas em outros países da Europa e da Ásia – e implementar uma política severa de distanciamento social para desacelerar a disseminação da Covid-19 em território nacional. Na extremidade oposta do espectro, Jair Bolsonaro e sua cúpula defendem o chamado isolamento vertical, ou seja: que apenas quem pertence aos grupos de risco – como idosos ou pessoas com doenças crônicas – fiquem em casa. 


O Brasil está em uma encruzilhada retórica: de um lado, os governos estaduais, hospitais, centros de pesquisa, universidades públicas, órgãos de imprensa etc. são unânimes em seguir e recomendar as medidas tomadas em outros países da Europa e da Ásia – e implementar uma política severa de distanciamento social para desacelerar a disseminação da Covid-19 em território nacional. Na extremidade oposta do espectro, Jair Bolsonaro e sua cúpula defendem o chamado isolamento vertical, ou seja: que apenas quem pertence aos grupos de risco – como idosos ou pessoas com doenças crônicas – fiquem em casa. 


É evidente que a paralisação do comércio e da indústria desacelera a atividade econômica do País e pode abrir espaço para uma grave recessão. Mas a estabilidade do Brasil deve ser alcançada às custas do bem estar – ou, em alguns casos, da vida – dos brasileiros? E mais: será que manter as empresas nacionais funcionando é suficiente para sustentar nossos indicadores – ou baque que a pandemia vai gerar na economia mundial é forte demais para o Brasil ter a pretensão de se safar sozinho?

FONTE: Super Interessante

Nos Estados Unidos, 48% dos internados em UTI têm menos de 65 anos

Foto Reprodução

O avanço da epidemia da covid-19 –doença causada pelo novo coronavírus– nos Estados Unidos, país continental como o Brasil, mostra que lá também são os idosos os que mais sofrem. Só que não são apenas eles que sobrecarregam os serviços de saúde. Mais da metade dos hospitalizados e 48% dos internados em UTI (Unidade Intensiva de Tratamento) têm menos de 65 anos.

Os dados constam no relatório semanal do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. O último documento divulgado foi em 26 de março.
Até às 13h desta 3ª feira (31.mar.2020), o país norte-americano havia registrado 165.994 casos e 3.155 mortes em decorrência da covid-19.
FONTE: Poder 360

Orientações aos eleitores que pretendem concorrer em 2020



A Corregedoria Regional Eleitoral e a Seção de Gerenciamento de Dados Partidários (SEDAP) informam aos eleitores que pretendem ser candidatos em 2020, mas que precisam de atendimento nos cartórios eleitorais para a comprovação do domicílio eleitoral e filiação partidária, o seguinte: eles devem enviar documentação listada abaixo para a zona onde pretende se inscrever como eleitor, revisar dados do cadastro ou transferir o título até 4 de abril por e-mail a ser encontrado no site do TRE no endereço www.tre-ma.jus.br.

A documentação necessária é:
- (qualquer um deles): cópia da carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de ordem profissional reconhecida por lei (OAB, CRM, CRC, CREA ETC), certidão de nascimento/casamento ou passaporte;

- cópia do título de eleitor (se tiver) e do comprovante de residência de 3 meses de residência na cidade, que pode ser: conta de água, luz, telefone, envelope de carta, contracheque ou outro documento que comprove ter o requerente domicílio eleitoral no município;

Importante: para a primeira inscrição, comprovante de quitação com o serviço militar para o eleitor do sexo masculino com idade para prestar serviço militar obrigatório (entre 18 e 45 anos).

O juiz eleitoral analisará caso a caso e, se deferir, providenciará atendimento agendado ao eleitor, no qual os originais dos documentos deverão ser levados para conferência do servidor. Após o atendimento, o eleitor terá acesso ao número de seu título com o qual buscará filiação no partido de sua escolha.

O eleitor deverá estar inscrito na zona onde pretende concorrer até o dia 4 de abril, data igual para sua filiação. Já os partidos políticos deverão submeter suas listas de filiados por meio do Sistema de Filiação (FILIA) até 15 de abril.

Dúvidas relacionadas ao atendimento nos cartórios devem ser esclarecidas pelo e-mail: cofic@tre-ma.jus.br. No tocante a prazos de filiação ou dados partidários, enviar e-mail para sedap@tre-ma.jus.br.

HOMENAGEM: Fachada do TJMA recebe iluminação verde em homenagem aos profissionais de saúde


Cor da cura, da saúde, da esperança e da vida. As janelas estão fechadas, mas o verde refletido nelas faz parte da iluminação especial da fachada do Palácio Clóvis Bevilácqua, sede administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em homenagem pública aos profissionais de saúde que estão dedicando as suas vidas no combate à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

A iniciativa do presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, é uma demonstração de reconhecimento da família judiciária maranhense a todos os profissionais que colaboram nesse trabalho árduo de salvar vidas, mesmo colocando as suas próprias em risco.

Os magistrados, servidores, funcionários e colaboradores do Judiciário maranhense aplaudem com gratidão a todos os profissionais de saúde que fazem, diariamente, do seu juramento uma missão de vida.

Nesse sentido, o Poder Judiciário do Maranhão reafirma o seu compromisso de cumprir com a sua missão de promover a Justiça no Estado, por meio de uma prestação jurisdicional ágil e de qualidade, atendendo aos anseios da população, na garantia da saúde como direito de todos.

PALÁCIO DE JUSTIÇA
Fundado em 1948, o Palácio Clovis Bevilácqua foi construído em estilo neoclássico, com frontão triangular, sustentado por colunas no estilo corinthios. O palácio leva o nome do jurista e legislador cearense, autor do projeto do Código Civil brasileiro (1899) quando foi Ministro da Justiça. De três pavimentos, abriga atualmente as sessões plenárias do colegiado de desembargadores e das câmaras isoladas e reunidas cíveis e criminais.

VÍDEO: Jacaré é visto nas proximidades do parquinho da Lagoa da Jansen

O vídeo foi gravado por um homem que passava pelo local. 

O jacaré foi visto nas proximidades do parquinho da Lagoa da Jansen. 

Não se sabe ao certo o que motivou a aparição do animal, o blog entrou em contato com um biólogo, mas ainda não obteve resposta. Ao que tudo indica, o jacaré possa ter aparecido neste local por conta de um intenso processo de desequilíbrio ambiental que atravessa o mundo.

É comum notar a presença de animais fora do seu habitat natural. Veja o vídeo:


SEM NOÇÃO: Material de campanha antecipada de Duarte Jr. foi distribuído até nas casas de Procurador e Promotor Eleitoral


Duarte Jr. voltou a ser alvo do Ministério Público Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada. Reveja aqui no blog:


IRREGULARIDADES


As irregularidades chegaram ao conhecimento do Ministério Público por meio de publicação veiculada no blog Online1, que noticiou a distribuição pelo deputado estadual Duarte Jr. de aproximadamente 201 mil exemplares da publicação em residências da capital.

Durante a investigação, o procurador regional Eleitoral, Juraci Guimarães Júnior, e o promotor eleitoral Pablo Bogéa Pereira Santos, informaram ter recebido um exemplar da revista em suas respectivas residências, acrescentando que o material fora enviado a inúmeros apartamentos dos prédios onde moram.

De posse do exemplar, o MP Eleitoral verificou que, contrariando a legislação eleitoral, não constam na revista informação sobre a tiragem e o número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos responsáveis pela sua confecção e contratação.

Na manifestação, a promotora destacou que, embora uma só revista seja suficiente para comprovar a irregularidade, foi expedido ofício à agência central dos Correios de São Luís, objetivando saber exatamente a quantidade de revistas distribuídas, os locais de distribuição e o valor do serviço contratado.

“A pretexto de prestar contas de sua atuação enquanto parlamentar, o representado, na verdade, promove a sua pré-candidatura, o que se revela não apenas pela excessiva quantidade de revistas distribuídas, mas, sobretudo, pelo conteúdo, que, além de vincular a sua imagem a projetos relacionados à saúde, educação, proteção aos animais, direitos do trabalhador e do consumidor, faz alusão a trabalhos futuros, mencionando expressamente que ‘muito ainda precisa ser feito’ e ‘acredite: juntos faremos muito mais’, referindo-se, por óbvio, à sua pretensa atuação como prefeito de São Luís”, enfatizou Moema Figueiredo Viana Pereira.

De acordo com a representante do MP, a publicação ressaltou, também, ações de Duarte Jr. quando era dirigente do Procon, o que revela que a propaganda não se restringe à sua atuação como parlamentar, não tendo o propósito de prestar contas de sua conduta e trabalho na Assembleia Legislativa, mas, sim, de demonstrar a sua performance na vida pública.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O deputado Duarte Jr informa que vai se manifestar nos autos antes mesmo que lhe seja solicitado pela Justiça, na certeza de que agiu com base na lei. O material produzido trata-se de uma prestação de contas sobre seu mandato, exceção prevista nos termos do Artigo 36-a, IV da Lei 9.504/1997. Não há qualquer viés eleitoral na publicação. Informa ainda que a contratação do material foi feita bem antes da decretação da pandemia do coronavírus. Em face da crise provocada pelo enfrentamento da Covid-19, o deputado, por bom senso, já havia solicitado aos Correios a imediata suspensão das entregas, mas uma parte do material já havia sido enviada aos destinatários.

Estudantes aprovam atividades pedagógicas não presenciais


A oferta de conteúdos pedagógicos não presenciais, exibidos diariamente, por meios de comunicação e disponibilizados pelo Governo do Estado, tem agradado os estudantes da rede estadual de ensino. Os conteúdos educacionais começaram a ser veiculados, na segunda-feira (30), pela TV Assembleia e Rádio Timbira e seguem durante o período de suspensão das aulas.

Ítalo Sousa Martins, 17 anos, estudante do CE General Arthur Carvalho, revela que as ferramentas educacionais, disponibilizadas pelo governo, aos estudantes, irão garantir a continuidade dos seus estudos. “As aulas que estão sendo veiculadas pela televisão e outros meios têm sido maravilhosas, porque não podemos parar de estudar, principalmente nós que estamos no 3º ano. Então, foi extremamente positiva essa ação do Governo do Estado para ajudar os estudantes. Agora devemos continuar os nossos estudos por meio dessas ferramentas que nos são oferecidas”, destacou.

O estudante Erick Mayke Moraes Leite, do CE General Arthur Carvalho, está acompanhando os conteúdos veiculados pela televisão e rádio. Ele revela que o momento atual requer novas estratégias para a busca do conhecimento e reconhece a importância do isolamento social para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 

“As videoaulas, no momento de pandemia como este, são de muita importância, porque vão nos ajudar a ficar por dentro dos assuntos transmitidos pelas aulas, sem que haja perda do ano letivo. Durante a quarentena, obteremos os conhecimentos necessários por meio dos instrumentos que estão nos disponibilizando, já que devemos manter o isolamento social nesse momento difícil”, salientou.

A rotina dos estudantes foi alterada depois que as atividades escolares presenciais foram suspensas para reduzir os riscos de contágio e a disseminação do Covid-19, no âmbito dos estabelecimentos de ensino da Rede Estadual de Educação do Maranhão. Nesse momento de pandemia, o governo vem disponibilizando novas plataformas educacionais, à população, para que seja garantido o direito à educação. 

“Iniciamos as aulas na TV, Rádio e YouTube e os nossos estudantes já responderam positivamente. Com apenas 20 minutos, após a disponibilização das videoaulas,  já tínhamos mais de mil acessos. Os estudantes da rede pública do Maranhão estavam com saudades das aulas e estamos fazendo o possível para garantir a aprendizagem neste período. Esse é só o começo da caminhada, podem ter certeza de que, neste momento difícil, estamos aprendendo. Conto com a colaboração e apoio de todos. Juntos, venceremos!”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A gestora Geral do CE Cônego Ribamar Carvalho, Davina Corrêa Jansen, destaca algumas atividades que estão sendo desenvolvidas pela escola para garantir a aprendizagem dos estudantes, durante o período de isolamento social, tão necessário, nesse momento, para preservar a vida de todos. 

“Criamos grupos de WhatsApp, por séries, para a disseminação das atividades, fazemos o acompanhamento e monitoramento dos grupos, entre outros procedimentos. Hoje, estamos incentivando os nossos alunos a complementarem seus conhecimentos, acompanhando as aulas pela TV Assembleia e Rádio Timbira. Essa iniciativa do governo foi muito elogiada pelos estudantes. Agradeço todos os parceiros pela dedicação”, expressou.

A transmissão das aulas é fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), TV Assembleia e Rádio Timbira. A Secretaria de Educação está disponibilizando o material para que os estudantes possam continuar os seus estudos, todos os dias, sem precisar sair de casa. Os conteúdos podem ser acessados pelo Instagram da Seduc (@educacaoma) e pelo site da Secretaria (educação.ma.gov.br).

Programação TV Assembleia e Rádio Timbira
TV Assembleia: videoaulas das 8h às 10h15 e reprise das 13h45 às16h.
Rádio Timbira: transmissão das aulas das 16h às 18h.

Procon/MA vistoria supermercados e monitora preços de produtos durante pandemia


Preços, data de validade, padrões de qualidade, funcionamento de balanças. Esses e outros aspectos foram observados pelo Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) durante a operação de fiscalização em supermercados realizada pelo órgão na segunda-feira (30).

As ações foram intensificadas e visam coibir práticas abusivas, como o aumento injustificado de preços durante o período de isolamento social para contenção do coronavírus (Covid-19) no Maranhão.

“A orientação às equipes é fiscalizar e autuar todas as irregularidades encontradas e, naqueles casos em que houver denúncia ou forem observados aumentos injustificados dos preços, o comerciante será notificado e obrigado a informar histórico dos valores praticados para investigação da ocorrência ou não da infração”, informou a presidente do Procon-MA, Adaltina Queiroga.

Fiscalização
Durante uma das fiscalizações, realizada no Mateus Supermercados da Avenida das Cajazeiras, em São Luís, os técnicos do Procon-MA coletaram os preços de itens da cesta básica. Além disso, foram identificadas irregularidades, como produtos impróprios para consumo ou sem precificação, além de balança de precisão sem condições de acessibilidade, o que resultou na autuação do supermercado, que tem até 10 dias para se manifestar.

O técnico em informática Flávio de Jesus percebeu o aumento em itens como leite e ovos e se disse satisfeito com a fiscalização. 

“A gente sabe que no Brasil muitos itens da cesta básica aumentaram, percebi que o leite e os ovos estão mais caros. A gente sabe que os comércios têm sua margem de lucro, mas é importante sim o Procon fazer esse trabalho para termos certeza que não estão se aproveitando desse cenário todo e pesando para o consumidor”, disse. 

Preços
O aumento injustificado de preços é prática abusiva do comércio regulada pelo Código de Defesa do Consumidor. A comprovação se dá a partir da análise de notas fiscais e dos preços praticados. Uma vez comprovada, a infração pode gerar multas que variam de acordo com o lucro auferido e porte econômico. 

De olho na prática, o Procon/MA está monitorando o valor de itens da cesta básica em diferentes estabelecimentos comerciais. Com o Mateus Supermercados, por exemplo, além dos preços nas gôndolas, o órgão estadual receberá semanalmente os demonstrativos de valores de compra e venda dos itens comercializados.

Ivaldo Rodrigues debate políticas públicas para população em situação de vulnerabilidade


Na manhã desta terça-feira (31/03), o vereador Ivaldo  Rodrigues (PDT), participou online de audiência pública remota da Câmara de São Luís.

Atendendo assim aos protocolos exigidos pelos órgãos de controle e combate ao Coronavírus, através da qual, os vereadores, utilizaram o Sistema de Deliberação Remota.

A audiência pública foi  transmitida ao vivo pelo canal da Casa no YouTube, no qual os parlamentares apreciaram projetos de interesse da sociedade.

Em meio à pandemia do coronavírus(Covid-19), se uniram e participaram da audiência o presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Filho, os demais parlamentares,  a secretária da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande e o defensor público, Jean Carlos Nunes.Trataram de medidas de proteção a população em situação de rua.

"Parabenizo a Secretária Andréia Lauande pelo excelente trabalho, todos nós  sabemos que esse grupo que está  em situação de rua, precisam de maior atenção devido ao coronavírus, como os idosos que também estão nessa  situação e  dentro dos nossos esforços estamos trabalhando para evitar a disseminação dessa pandemia, em ralação a tudo isso que estamos passeando, já dizia  Madre Teresa de Calcutá, as mãos que fazem valem mais que os lábios que rezam. ” ressaltou o vereador Ivaldo Rodrigues.

MPT-MA e JT destinam R$ 189 mil para Fundo da Saúde de Carolina


Recursos para o combate ao coronavírus no Maranhão já somam mais de R$ 1 milhão

O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e a Justiça do Trabalho (JT) destinaram R$ 189 mil para o enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) na cidade de Carolina (MA). O montante é fruto de uma ação de execução por quantia certa, após o descumprimento de um termo de ajuste de conduta (TAC).

Os recursos foram destinados ao Fundo Municipal de Saúde de Carolina e serão utilizados para aquisição de dois ventiladores pulmonares e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os profissionais de saúde, como toucas, aventais, luvas, álcool 70% e álcool em gel. 

A destinação foi homologada na última segunda-feira (30) pelo juiz titular da vara do Trabalho de Estreito Maurílio Ricardo Néris, que atendeu, em caráter de urgência, à solicitação da procuradora do MPT-MA Fernanda Mauri Furlaneto. Foi concedido prazo de 30 dias para que o município de Carolina comprove a aquisição dos equipamentos.

Esta é a terceira destinação do MPT-MA e da JT para o enfrentamento do coronavírus no Maranhão. Só no mês de março, foram destinados mais de R$ 1 milhão para compra de equipamentos de proteção individual e de aparelhos de ventilação pulmonar para os municípios maranhenses de Imperatriz, Porto Franco, Estreito e Carolina. 

DE NOVO: Duarte Jr. na mira do Ministério Público Eleitoral



O Ministério Público Eleitoral ajuizou, em 30 de março, Representação por prática eleitoral irregular contra Hildelis Silva Duarte Júnior, mais conhecido como Duarte Jr., deputado estadual e pretenso candidato ao cargo de prefeito de São Luís.

Assinada pela promotora eleitoral Moema Figueiredo Viana Pereira, a manifestação foi motivada pela distribuição de revistas, por meio do serviço dos Correios, às residências de eleitores, em desobediência à legislação eleitoral.

Como medida liminar, o Ministério Público Eleitoral requer a determinação da busca e apreensão dos exemplares (ainda não distribuídos) da revista, bem como da imediata suspensão da distribuição, com a notificação do gerente comercial da agência central de Correios, localizada na Praça João Lisboa, em São Luís, para que se abstenha de enviar o material ali existente.

Foi requerida igualmente a condenação do representado no pagamento da multa definida na Lei das Eleições e na Resolução nº 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral.

VÍDEOS: Temporal em São Luís deixa avenidas alagadas e um série de transtornos no trânsito

Uma forte chuva caiu na tarde desta terça-feira (31) na capital maranhense.

A chuva que veio acompanhada de raios causou alagamento em várias avenidas de São Luís. 

O temporal de aproximadamente uma hora causou transtornos principalmente para motoristas que trafegam pela cidade. Veja os vídeos de vários pontos de alagamento, encaminhados ao blog por leitores:

AVENIDA COLARES MOREIRA RENASCENÇA, ACESSO CALHAU:


AVENIDA COLARES MOREIRA, PROXIMIDADES TROPICAL SHOPPING:


AVENIDA BEIRA-MAR, PROXIMIDADES DA PRAÇA MARIA ARAGÃO:


AVENIDA PRINCIPAL DA CIDADE OPERÁRIA:


AVENIDA LITORÂNEA:


AVENIDA JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE, ACESSO VIADUTO DA COHAMA:


VIA EXPRESSA:


ÁREAS DO RENASCENÇA E LAGOA DA JANSEN, RESPECTIVAMENTE:





AVENIDA DOS HOLANDESES:



OUTRO PONTO DA AV. DOS HOLANDESES, ACESSO A PONTA DO FAROL, ALTURA DA PONTA DA AREIA:


ALAGAMENTO NO BAIRRO COHATRAC: 



ALAGAMENTO TAMBÉM NO SUPERMERCADO MATEUS DA COHAMA:



Colisão entre duas carretas na MA-122 em Pedreiras/MA


A colisão envolveu duas carretas. Ambos motoristas ficaram feridos.

O acidente aconteceu na noite desta segunda-feira (30), na rodovia MA-122, próximo a um povoado, no município de Pedreiras. 

Segundo informações preliminares, a colisão teria acontecido depois que o pneu de um dos veículos estourou deixando uma das carretas atravessada na pista, um pouco depois, em uma curva, a outra carreta que seguia no sentido contrário colidiu contra a outra carreta que estava parada.

O Corpo de Bombeiros e ambulâncias foram até o local  para prestar socorro. Mesmo com a colisão forte, os motoristas não correm risco de morte, segundo as últimas informações.

Deputada Daniella Tema testa positivo para Coronavírus

O anúncio foi feito pela própria deputada estadual maranhense, Daniella Tema (DEM), que utilizou as redes sociais para confirmar  que foi infectada pelo Covid-19. 
Antes dela, o deputado federal Aluísio Mendes (PSC), já havia confirmado também teste positivo para o Novo Coronavírus.
Daniella disse ter realizado o exame após contato com pessoas que haviam testado positivo. A deputada informou que seu estado de saúde é bom e que está fora de risco. Disse também que já está cumprindo quarentena.

OMS diz que avanço da covid-19 na Itália deve se estabilizar em breve


O isolamento social e as demais medidas de restrição em vigência na Itália nas últimas duas semanas devem, em breve, levar a uma estabilização da epidemia de covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, no país. No entanto, será necessário realizar 1 acompanhamento vigilante. As afirmações são de Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS (Organização Mundial da Saúde), em entrevista a jornalistas, nesta 2ª feira (30.mar.2020).

“Esperamos que a Itália e a Espanha estejam quase lá (no pico), mas o vírus não diminui por si só, ele precisa ser eliminado por meio de esforços de saúde pública”, afirmou Ryan. No caso da Itália, ele disse que o país deve começar a ver uma estabilização, o que indicaria que as medidas de contenção ao vírus têm funcionado.

A Itália tem batido recordes em número de mortes diárias por covid-19. O total tem ficado acima de 600 nos últimos dias. Para Ryan, no entanto, não é possível afirmar quando será o pico da doença no país e na Espanha, 2º país com maior quantidade de diagnósticos na Europa, com 85.199. “Os casos que vemos hoje refletem realmente as exposições há duas semanas”, explicou, lembrando que o período de incubação do vírus é de 14 dias.

FONTE: Agência Brasil

Deputado maranhense Aluisio Mendes testa positivo para Covid-19


A assessoria do deputado federal maranhense Aluisio Mendes (Podemos), confirmou por meio de nota que o parlamentar maranhense testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Veja:
Informamos a todos que, a princípio, o terceiro teste para Covid-19, diagnosticou positivo nos exames do deputado Aluísio Mendes. O deputado está em observação médica e o seu estado é considerado fora de risco. Ainda aguarda a contraprova, outro exame que constata o percentual de contágio e indica a maneira mais assertiva o real quadro clínico. Agradecemos as orações de todos. Muito em breve traremos melhores notícias.”
O parlamentar estaria internado em Brasília aguardando a contraprova.

Bolsonaro: 'Não pode impor isolamento, como alguns Estados fizeram'


presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar as políticas de contenção à proliferação do novo coronavírusdefendidas por governadores brasileiros, em especial, a recomendação de quarentena. Em entrevista à Rede TV! nesta segunda-feira, 30, ele afirmou: “Não se pode impor isolamento como alguns Estados fizeram de forma quase eterna”.

"Parece que há interesse por parte de alguns governadores de inflar o número de vitimados do vírus. Daria mais respaldo para eles, para justificar as medidas que tomaram", defendeu Bolsonaro. Para o mandatário, há restrições a uma "quarentena maior que está aí porque esse pessoal vai ter dificuldade para sobreviver”. Ele disse tratar da doença, da preservação da vida e do emprego simultaneamente.
“O que o povo mais pede é para voltar a trabalhar”, disse Bolsonaro, relatando a conversa que teve com populares durante visita feita à Ceilândia (DF), no domingo. Segundo Bolsonaro, que desconsiderou as recomendações de isolamento defendidas pelo Ministério da Saúde, não houve nada preparado da parte dele para que houvesse gente na rua no domingo.

Congresso

Na entrevista, o presidente disse que o Congresso tem cooperado com o governo neste momento de crise causada pelo alastramento do novo coronavírus, apesar de "alguns problemas" na relação entre governo e Parlamento. Em referência à aprovação pelo Senado Federal do auxílio de R$ 600 para autônomos e informais, Bolsonaro disse que o valor ajuda, "mas é aquém do que (as pessoas) necessitam".
"Alguns problemas com relação ao Congresso não são de agora, vão desde quando eu assumi o governo, assim como com alguns governadores. Mas hoje o Congresso deu mais uma prova de que não existe diferença: o Senado aprovou um abono de R$ 600 para os informais. O Congresso também aprovou o estado de calamidade, ele tem sua participação", disse o presidente.
Apesar da aprovação do auxílio aos informais, cujo impacto fiscal deve ficar em R$ 15 bilhões ao mês, Bolsonaro disse que mantém a preocupação com a possibilidade de um crescimento no número de desempregados. "A questão do emprego é uma preocupação nossa", disse. Segundo o presidente, há necessidade de "afrouxamento" na quarentena que vem sendo promovida em alguns Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.
"A maioria da população não tem como ficar em casa mais, tem que ser afrouxada alguma coisa, paulatinamente, para que o desemprego não aumente. O dano causado pelo desemprego vai ser muito pior do que o dano causado pelo vírus", argumentou Bolsonaro.
O presidente afirmou que se a Covid-19 fosse algo "terrivelmente mortal" para ele, talvez não estivesse na rua. “O H1N1 foi muito mais terrível e não trouxe esse pânico para nós.” Em seguida, lembro do atentado em Juiz de Fora e disse: “Se o vírus pegar em mim, não vou sentir quase nada”. De acordo com o presidente, a estimativa é de que pelo menos 60% da população vai contrair o vírus. “O que o governo está tentando fazer é que nem todos peguem ao mesmo tempo”, disse.

Penitenciárias

Segundo o presidente, foi “equivocada” a decisão do TSJ de liberar provisoriamente presos no grupo de risco da doença. “Se depender de mim, não soltaria ninguém”, disse Bolsonaro. “Estão mais protegido lá dentro. Têm comida, foram proibidas as visitas”, afirmou.
FONTE: Estadão

Senado aprova auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais


Com 79 votos favoráveis, o Plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira (30) o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais de baixa renda durante a pandemia do coronavírus. No caso de mulheres provedoras de família, a cota será dobrada e chegará a R$ 1.200 reais. O senador Weverton (PDT-MA) fez um apelo para que o pagamento do benefício seja imediato.

“Este Projeto de Lei (PL) deveria ser uma Medida Provisória (MP). Seria mais rápido. Já estaria sendo implementada e o dinheiro chegaria logo para as pessoas que precisam.O governo sempre faz MP e agora, que é necessário agilidade para que os recursos cheguem ao trabalhador na ponta, nada é feito”, criticou o parlamentar.

De acordo com o texto aprovado, os valores serão pagos durante três meses, podendo ser prorrogados enquanto durar a calamidade pública devido à pandemia.

“Foi uma vitória para os brasileiros. Todos estão vendo o esforço que o Senado e a Câmara estão fazendo. É hora de unir forças e ajudar os trabalhadores. Os recursos precisam ser logo disponibilizados. Neste momento em que é preciso ficar em casa para salvar vidas, o povo tem pressa. Agora é com o presidente Bolsonaro, que precisa sancionar o texto”, afirmou.

O benefício será destinado a cidadãos maiores de idade sem emprego formal, mas na condição de trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) ou contribuintes da Previdência Social. Também é necessário ter renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total, além de não ser beneficiário de outros programas sociais ou do seguro-desemprego.

Depois da sanção, o início dos pagamentos dependerá de regulamentação do Poder Executivo.

A pedido da DPE, restaurantes populares serão abertos durante finais de semana enquanto perdurar pandemia de COVID-19

Foto Reprodução

Atendendo a um pedido da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), os restaurantes populares de São Luís serão abertos durante os finais de semana enquanto durar a situação de pandemia de COVID-19. A solicitação foi feita pelo Núcleo de Direitos Humanos da instituição, em prol da população em situação de rua.

No ofício, encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, o defensor público Jean Carlos Nunes Pereira, titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE/MA, explicou que essas pessoas recebem, durante a semana, duas refeições provenientes dos restaurantes populares. No entanto, esse serviço somente funciona durante a semana. Se isso já comprometia sua nutrição aos finais de semana antes da pandemia, atualmente, os coloca em situação muito grave, uma vez que, em quarentena, não conseguem qualquer fonte de renda. O Governo do Estado sensível a situação dos moradores de rua, atendeu prontamente. 

Por isso, foi solicitado o funcionamento excepcional dos restaurantes populares nos fins de semana, durante o período de pandemia do COVID- 19, com a observância de todas as medidas de segurança e prevenção quanto à transmissão do vírus, recomendadas pelo Ministério da Saúde, OMS e Estado do Maranhão, de forma a garantir a alimentação adequadas às pessoas em situação de rua do Município de São Luís.

Condutor de motocicleta morre ao tentar cruzar a BR 226 em Lajeado Novo/MA

Ele tinha 55 anos e não possuía Carteira Nacional de Habilitação


Segunda-feira, dia 30 de março de 2020, às 13h, em Lajeado Novo/MA, no km 526 da BR 226, distante 46 quilômetros de Porto Franco, ocorreu um acidente do tipo colisão transversal que resultou na morte de uma pessoa.

Uma motocicleta HONDA/ BROS de cor preta cruzava a BR 226 quando colidiu transversalmente com a caminhonete VW/ AMAROK de cor branca que trafegava na faixa de rolamento da rodovia.


Com o impacto, a motocicleta foi arremessada vários metros sobre o canteiro lateral. O condutor da BROS, ADÃO MARTINS DOS SANTOS, 55 anos, natural de Imperatriz, não habilitado, veio a óbito no local.


O condutor da Amarok, um homem de 43 anos, ficou ileso. Realizou o teste do etilômetro que não acusou ingestão de álcool.

O corpo do condutor da motocicleta foi removido pelo IML, após perícia do ICRIM e da PRF.

Fonte: PRF