sexta-feira, 27 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Governo do Estado entrega 10 novos leitos no Hospital de Coroatá


O Governo do Estado entregará, nos próximos dias, 10 novos leitos de UTI no Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá. No momento, estão sendo finalizadas a montagem dos equipamentos e a contratação de profissionais para atuar no prédio anexo à unidade de saúde, onde foram instalados os novos leitos. A entrega faz parte do conjunto de medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) já adotadas pelo Governo do Maranhão. 

As obras do novo prédio foram executadas pelas Secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Infraestrutura (Sinfra) e integram a rede de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “O Governo do Estado não tem medido esforços para a execução de ações como estas, que vão fortalecer as medidas de combate e controle dos casos de novo coronavírus no estado. A ampliação no número de leitos acontecem em várias unidades do estado e vai ser fundamental para a assistência aos casos mais graves da doença”, disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula. 

O secretário de Estado de Governo, Diego Galdino, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, vistoriaram a unidade na quinta-feira (26), antes da entrega do novo equipamento de saúde. “O Governo do Estado tem, nas últimas semanas, tomado decisões do ponto de vista da prevenção e do resguardo da população. Sabemos que os pacientes que são diagnosticados com coronavírus têm um percentual de agravamento de síndrome respiratória, que precisa de uma UTI equipada. Pensando nessa distribuição dos equipamentos no estado, dividimos uma capacidade instalada em São Luís e repartimos no interior. Coroatá entra para cobrir uma região que abarca 11 municípios”, destacou Marcos Grande. 

Além dos 10 novos leitos de UTI, também serão entregues 16 leitos de enfermaria. “Esses novos leitos serão herdados pelo hospital, o que irá ampliar o atendimento na unidade. Ao final, serão somados na unidade 22 leitos, fortalecendo a assistência em alta complexidade ao povo maranhense”, ressaltou o diretor administrativo do Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, Francisco Filho. 

No total, o Governo do Estado designou 200 leitos exclusivamente para atender possíveis casos agravados de Covid-19. Além dos 10 de Coroatá, foram instalados 20 leitos de UTI adicionais no Hospital Dr. Carlos Macieira; 10 novos leitos de UTI no Hospital Macrorregional de Imperatriz; 50 novos leitos de retaguarda no anexo do Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, e mais 80 leitos no Hospital de Cuidados Intensivos, além de leitos de enfermaria em hospitais macrorregionais e regionais em São Luís e no interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário