terça-feira, 31 de março de 2020

Governo garante continuidade de atendimento a pacientes oncológicos em Caxias


Para garantir a assistência e segurança aos pacientes oncológicos, a Unidade de Oncologia do Hospital Macrorregional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão reorganizou o fluxo de atendimento dos pacientes oncológicos da unidade em face da pandemia do Covid-19. Os novos pacientes com diagnóstico de câncer, assim como os já atendidos na casa e com retorno para especialistas, estão sendo atendidos em setores diferentes. Por dia, são 10 pacientes novos e 10 pacientes de retorno para evitar aglomeração.

“O paciente oncológico tem imunidade baixa, por isso foi feita a realocação de atendimento deles dentro da unidade, para que eles fiquem distantes um dos outros. Os pacientes de primeira vez com o oncologista estão sendo atendidos em um setor e os pacientes de retorno, com os especialistas da casa, em outro. Desse modo resguardamos a saúde deles”, explicou o diretor da unidade, Jefferson Almada Coutinho.

A unidade de oncologia do hospital completou dois anos oferecendo tratamento para neoplasias como câncer de mama, colo do útero e próstata. A abertura do serviço possibilitou a expansão do tratamento oncológico no Estado, que é realizado também em São Luís e Imperatriz.

“Os serviços de quimioterapia, biópsia guiada ou por ultrassom estão acontecendo normalmente, bem como as cirurgias oncológicas, que são de segunda a sábado e funcionam de maneira programada. Além disso, estamos também com as cirurgias ortopédicas referenciadas de outras unidades de saúde do estado, para não deixar os maranhenses desassistidos durante a pandemia”, finalizou o diretor da unidade.

O hospital dispõe de 14 leitos para oncologia clínica, 12 para oncologia cirúrgica e quatro leitos para cuidados paliativos, além de oito poltronas para procedimentos. A unidade de saúde oferece consultas médicas especializadas, oncologia clínica e cirúrgica, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, Serviço de Pronto Atendimento Oncológico, além de tratamento quimioterápico.

A unidade de saúde também já tem separada uma ala para atendimento de pacientes graves ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus que venham referenciados de unidades da saúde do município de Caxias. O corpo clínico do hospital está passando por treinamento e já criou um fluxo de atendimento com o município, conforme orienta o Plano Estadual de Contingência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário