sexta-feira, 27 de março de 2020

Hospital Macrorregional de Imperatriz prepara leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19


O Hospital Macrorregional de Imperatriz Dra. Ruth Noleto, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está se preparando para atender pacientes diagnosticados com Covid-19 que precisarem de assistência hospitalar. Na unidade de saúde estão sendo montados 10 novos leitos de UTI, que serão somados aos 12 já existentes.  

“Contamos com clínica cirúrgica e ambulatório. A ala 4 foi desativada e estamos instalando no espaço dez novos leitos de UTI, seguindo todos os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. Já na ala 3, nós reservamos para os leitos que servirão para atendimento de pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explicou o diretor do hospital, Felype Hans.  

Ao todo, serão 22 leitos de UTI e 24 leitos de isolamento para pacientes que exigem cuidados médicos e não podem fazer o tratamento de Covid-19 em casa. Ainda, de acordo com o diretor, a unidade tem capacidade de ampliar a quantidade de leitos, tanto de UTI quanto de internação, conforme a necessidade. “A ideia é que, ao ser identificado, o paciente com Covid-19 que precise de internação seja transferido para o Macrorregional, assim, as UPAs ficarão com outras demandas de emergência”, explicou.  

O hospital está equipado com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários como máscaras N95, viseiras, macacão impermeável, luvas, botas e medicação que foram adquiridas pelo hospital na própria região, com a doação da iniciativa privada e também repasse da SES. As equipes de limpeza também estão reforçando o trabalho de higienização da unidade, para que ela seja mais rápida e eficaz e, conforme demanda, os profissionais podem ser remanejados para as alas do hospital que mais necessitarem.  

Capacitação 
Assim como outras unidades de saúde da rede estadual, o Macrorregional de Imperatriz está capacitando seu corpo de profissionais para atender os pacientes diagnosticados com Covid-19. No treinamento, eles aprendem sobre a manobra de posição Prona (manobra utilizada para combater a hipoxemia, insuficiência de oxigênio no sangue) de acordo com recomendações do protocolo de intervenção em insuficiência respiratória aguda. 

No curso, eles aprendem medidas preventivas, etapas de admissão do paciente, indicação da posição correta de atendimento, entre outras informações para garantir segurança para o paciente e profissional de saúde.  

Diariamente, a equipe tem sido capacitada sobre a lavagem correta das mãos, promovido simulação sobre a entrada de paciente com suspeita de Covid-19 na unidade de saúde e as etapas de coleta das amostras para os exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário