sexta-feira, 27 de março de 2020

Pandemia de coronavírus "poderia causar 40 milhões de mortes sem medidas preventivas", sugere estudo

Foto Reprodução

Pesquisadores do Imperial College de Londres descobriram que a Covid-19 poderia ter causado 40 milhões de mortes em todo o mundo neste ano sem medidas preventivas, colocando em foco o impacto que o distanciamento social precoce e os testes destinados a retardar a propagação da doença podem ter.

Os pesquisadores analisaram várias possibilidades: o mundo não reagindo à Covid-19; cenários atenuados, onde ocorre o distanciamento social; e outros cenários para suprimir a propagação do vírus, como testes.

Eles descobriram que, deixado sem controle, o vírus “provavelmente” causaria a morte de 40 milhões de pessoas neste ano e poderia ter infectado 7 bilhões de pessoas –quase toda a população global.
A pesquisa também descobriu que o distanciamento social pode reduzir pela metade esse impacto, mas sem uma ação rápida e decisiva, pode deixar os sistemas de saúde em todo o mundo, principalmente nas regiões de baixa renda, sobrecarregados.
O relatório acrescenta: “Se todos os países adotassem essa estratégia quando a taxa de letalidade estivesse 0,2 mortes por 100 mil habitantes por semana, 95% das mortes poderiam ser evitadas, salvando 38,7 milhões de vidas. No entanto, se essa estratégia for adotada posteriormente (1,6 óbitos por 100 mil habitantes por semana), esse número cai para 30,7 milhões.”
As estratégias para conter o vírus precisariam ser mantidas até que o tratamento seja disponibilizado, disseram os pesquisadores.

Fonte: Forbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário