quarta-feira, 4 de março de 2020

VÍDEO: Duarte Jr. tem atitude preconceituosa com pessoas HIV positivas

No vídeo, o deputado estadual Duarte Júnior, faz uma "brincadeira" sem graça com um dos seus assessores, alegando que ele teria feito um exame em que teria dado positivo para Aids, nas palavras do parlamentar. Os dois, as gargalhadas, falam sobre a doença dentro do carro.

Ao final do vídeo, Duarte Jr. em tom de "brincadeira", disse que vai descer do carro porque o assessor teria a doença. É bom lembrar ao deputado que Aids não se contrai simplesmente pelo toque, o deputado com essa atitude demonstrou total desinformação à respeito da doença, um assunto muito sério, que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, mas que para o deputado, ao que parece, não passa de uma simples brincadeira e motivo de risada.

Veja o vídeo:


No vídeo o parlamentar também utiliza palavras de baixo calão. É possível também olhar o assessor, que dirige o carro em que ambos estão com o celular em uma das mãos e soltando a outra mão do volante, outra atitude de total irresponsabilidade.

Pelas redes sociais, o deputado foi criticado pela sua postura preconceituosa, tentou ainda se desculpar alegando que vai destinar verba para o tratamento de pessoas que vivem com HIV, mas a pessoa que o criticou não aceitou a justificativa como desculpa. Pegou muito mal deputado! 



NOTA ENCAMINHADA PELA DIREÇÃO DA CASA DE APOIO ACOLHER QUE CUIDA DE PESSOAS VIVENDO COM O HIV À RESPEITO DA MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG.

Qual a diferença entre HIV e AIDS?

O HIV é uma infecção muito estigmatizada, por isso muitas pessoas têm receio de fazer o exame. Entretanto, ele é fundamental para que a infecção seja descoberta o quanto antes e o tratamento possa ser iniciado. Até mesmo porque, ter HIV não é o mesmo que ter AIDS, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e o tratamento evita que a pessoa desenvolva essa síndrome.

Jamais utilize este termo. Além de incorreto, é estigmatizante e ofensivo. Prefira “pessoa vivendo com HIV”, pessoa soropositiva, HIV positiva ou positiva.


Infectado com AIDS!

Ninguém é infectado com AIDS; A AIDS não é um agente infeccioso. O termo AIDS descreve uma síndrome de infecções e doenças oportunistas que podem se desenvolver à medida que a imunossupressão aumentar durante a evolução da infecção pelo HIV, da infecção aguda até a morte. Evite o termo ‘infectado com HIV’ e prefira pessoa vivendo com HIV ou pessoa HIV positiva (no caso de saber o estado sorológico).


Utiliza-se o termo pessoa vivendo com HIV. A palavra ‘vítima’ desempodera e estigmatiza. Utilize a palavra AIDS apenas ao se referir a uma pessoa com diagnóstico clínico de AIDS. É aconselhável dizer que a pessoa foi acometida por infecções ou doenças oportunistas decorrentes da síndrome da AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário