quarta-feira, 29 de abril de 2020

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus define ações para a Região Tocantina


O comitê de enfrentamento à crise sanitária na Região Tocantina, instituído pelo Governo do Estado, já realiza reuniões e define ações para combater a Covid-19.

Entre as ações, está a criação de mais 12 leitos de UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo), 26 de enfermarias, autorização para a locação de leitos privados e construção de um hospital de campanha em Açailândia, viabilizado por meio de uma parceria com a empresa Vale.

O comitê é formado por gestores das unidades de saúde e liderado pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, e fará reuniões on-line a cada dois dias para acompanhar, avaliar e resolver demandas relacionadas ao coronavírus na região. O objetivo é diminuir o número de novos contágios, minimizar os impactos e melhorar o atendimento hospitalar.

O secretário afirmou que essa faz parte das ações preventivas adotadas pelo Governo do Estado, lideradas pela Secretaria de Saúde (SES) e integradas pelas demais pastas. “Implementamos o comitê de combate na Região Tocantina e já nos reunimos para buscar soluções e implementar as ações. Foram organizados protocolos de atendimento, organizadas as portas de entradas, locais onde as pessoas são recebidas e encaminhadas, como as UPAs”, afirmou. Noleto ressaltou, ainda, que todas as ações estão sendo acompanhadas de perto pelo secretário de Saúde, Carlos Lula e pelo governador Flávio Dino.

Vale mencionar que a orientação em caso de sintomas do coronavírus é permanecer em casa por 14 dias e só procurar um hospital se o problema se agravar. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda ainda o isolamento por 14 dias de todos os moradores da casa. A medida preventiva para os demais é só sair de casa em casos extremamente necessários, usando máscaras e seguir os protocolos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, usar o braço para cobrir a tosse e não tocar no rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário