terça-feira, 28 de abril de 2020

Governo do Estado anuncia criação de Comitês de Combate ao Coronavírus na Região Tocantina


Durante coletiva desta segunda-feira (27), o governador Flávio Dino, anunciou a criação de dois comitês, um em São Luís e outro na Região Tocantina para diminuir os impactos da pandemia causada pelo coronavírus e assegurar a saúde dos maranhenses. “Estes dois comitês estarão, a cada dois dias, em diálogo com as autoridades sanitárias do município, para monitorar os casos. Caso haja expansão das ocorrências do vírus em outras cidades, esses comitês também serão ampliados para que as atividades sejam integradas”, disse Flávio Dino.

O comitê da Região Tocantina será liderado pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto. Segundo ele, o Governo do Estado está trabalhando para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid 19) e proteger a saúde da população. “Não estamos medindo esforços para ampliar a estrutura hospitalar para atender pacientes com Covid-19 e todas as pastas, lideradas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que trabalham de forma integrada para preservar a saúde e diminuir os impactos da crise sanitária”.

Algumas ações já estão previstas para iniciarem esta semana, como a criação de mais 12 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 26 de enfermaria e autorização para a locação de leitos privados. Além disso, será solicitado às universidades, públicas e privadas, para que cumpram a determinação do Governo Federal de antecipar a formatura dos profissionais de saúde.

O secretário lembrou, também, que na Região Tocantina, duas ações importantes na saúde foram adotadas no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Uma delas é a ampliação de leitos no Hospital Macrorregional Ruth Noleto, que recebeu leitos de UTIs exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid 19. A outra é a implantação de um hospital de campanha em Açailândia. 

A iniciativa fortalece o sistema de saúde na região, já que o município é uma das cidades polos. A unidade hospitalar é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Imperatriz e a empresa Vale. No local, equipes atuam com todas as medidas de segurança e, de maneira intensa, para que, o mais breve possível, o Estado possa oferecer atendimento aos possíveis casos da Covid-19 no município e região. 

Várias equipes que estão na linha de frente no Governo do Maranhão tem trabalhado diuturnamente com ações efetivas para enfrentar a pandemia. O Estado segue em isolamento social, e reforçando em todos os canais midiáticos, para que, todos aqueles que podem, permaneçam em casa, respeitando as regras mundiais dos órgãos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário