segunda-feira, 27 de abril de 2020

Infraestrutura hospitalar do Maranhão recebe reforço para tratamento de pacientes com a Covid-19


A infraestrutura dos hospitais públicos do Maranhão está recebendo reforços em função da pandemia do coronavírus. Várias cidades polos, como Lago da Pedra, Santa Luzia, São Luís, Imperatriz, Açailândia, Coroatá e Caxias recebem estruturas exclusivas para tratamento de pacientes com a Covid-19, com obras executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Sinfra), integradas com outras pastas, como as secretarias da Saúde e do Governo.

Segundo secretário da Sinfra, Clayton Noleto, as iniciativas foram tomadas desde o início da crise sanitária e o objetivo da antecipação visa proporcionar um melhor atendimento aos pacientes. “Temos feito um trabalho permanente para que essa ampliação e qualidade do atendimento continue, na medida que a necessidade tem crescido também. É preciso se antecipar o máximo possível e é isso que estamos buscando fazer”, reforçou.

No município de Lago da Pedra, a comunidade receberá uma unidade de saúde com capacidade para 50 leitos de internação e quatro salas de isolamento, com áreas totalmente estruturadas para receber possíveis casos da Covid-19. O hospital também possui consultórios de enfermagem, clínica geral, ginecológico, salas para curativos, gesso, raio-X, laboratório para coleta de sangue e salas administrativas. Já em Santa Luzia, o hospital conta com 72 leitos, sendo dez destinados a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Na capital, São Luís, o Hospital da Criança recebeu uma ala exclusiva para receber pacientes com Covid-19 e H1N1. Além disso, a unidade conta com o apoio de mais duas enfermarias, área de estabilização, posto de enfermagem e repouso, somando 18 leitos específicos para quem está em tratamento. A primeira etapa dos serviços de construção dos leitos de isolamento estão concluídos e uma outra etapa está em execução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário