quarta-feira, 29 de abril de 2020

Programa de Atenção à Saúde Mental reforça ações do Governo a profissionais da saúde


Mais de 50 profissionais da saúde já utilizaram os serviços do Disque Saúde Mental. O programa do Governo do Estado é voltado a servidores da rede estadual de saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus. O objetivo da iniciativa é amenizar danos psicoemocionais e auxiliar no controle do estresse. O trabalho é realizado por equipe de psicólogos e pode ser acionado pelos telefones (98) 98429-7651 / 99111-2356 / 99104-3355, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Ao acessar o serviço, o profissional deve identificar a unidade em que atua para que os psicólogos façam mapeamento e ofereçam o tratamento adequado. O acompanhamento é feito de segunda a sexta, das 8h às 18h, após agendamento. Entre as estratégias está suporte psicossocial, sensibilização para gerenciar estresse, observação do convívio social, pessoal e profissional. O programa tem coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e execução do Complexo Hospitalar Nina Rodrigues. 

O foco é trabalhar as angústias, medos e inseguranças destes profissionais, minimizando o sofrimento psíquico, explica a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, psicóloga e e coordenadora do programa, Ana Gabrielle Romanhol. “Esse programa cuida daqueles que cuidam de outras pessoas, e queremos trabalhar formas de enfrentamento do estresse e dos receios que estes profissionais possam desenvolver. A receptividade tem sido boa e observamos o interesse pelo programa. O que oferecemos é um suporte psicossocial para o servidor passe por esse enfrentamento da Covid-19 no trabalho”, reforça. 

O programa tem como público profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais, Itaqui-Bacanga, Araçagy e Cidade Operária, além dos seis hospitais de referência no tratamento dos casos de coronavírus na capital. O programa tem apoio de psicólogos da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e os atendimentos podem ser on-line ou por telefone.

Serviço
Disque Saúde Mental
Agendamentos: segunda a sexta, das 8h às 12h
Atendimentos: segunda a sexta, das 8h às 18h
Contatos: (98) 98429-7651 / 99111-2356 / 99104-3355

Nenhum comentário:

Postar um comentário