quarta-feira, 29 de abril de 2020

São Luís recebe 40 novos leitos de UTI nesta semana para pacientes com coronavírus


Quarenta novos leitos de UTI entram em funcionamento em São Luís nesta semana para receber o número crescente de casos de coronavírus na Ilha. A rede de atendimento pública vem se expandindo semana a semana no Maranhão.

Nesta semana, estarão funcionando os primeiros 20 leitos de UTI do Hospital Real, que foi alugado pelo Governo do Estado. O local recebeu adaptações para que pudesse atender os pacientes com Covid-19. O Hospital Universitário da UFMA anunciou também mais 20 leitos. 

“Nós acreditamos que, com esses 40 leitos de UTI, conseguiremos atravessar esta semana em São Luís”, disse o governador Flávio Dino. 

Além disso, 26 leitos clínicos no novo anexo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga foram incorporados à rede. Eles servirão de apoio à UPA e à Unidade Mista. O prédio é da Prefeitura de São Luís, que o cedeu para que o Governo do Maranhão fizesse as obras e o equipasse. 

Ocupação de leitos


No início do mês de março, quando eram registrados os primeiros casos de coronavírus no Brasil, a rede estadual de saúde do Maranhão tinha 132 leitos exclusivos de UTI e 120 de enfermaria para atender os pacientes atingidos pela doença. 

Agora, são 628 leitos dedicados unicamente a pacientes com Covid-19. Destes, 193 são de UTI, e 435 de enfermaria. Nesta conta, ainda não estão os leitos que começam a funcionar nesta semana. 

A situação mais preocupante é da ocupação de leitos de UTI na capital: 96%. Isso acontece porque a Ilha de São Luís concentra 90% dos casos em todo o Estado. 

Para a próxima semana, novos leitos serão abertos na capital e em outras regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário