sexta-feira, 29 de maio de 2020

“Eu serei eternamente grata”, diz filha de paciente transferido pelo serviço de UTI Aérea do Governo


“Eu serei eternamente grata pelos médicos que nos ajudaram”, foi o que disse Teresa Raquel Dutra, de 38 anos, filha do senhor José Ribamar C. S., de 63 anos, paciente beneficiado pelo serviço UTI Aérea na última quinta-feira (28). Implantado há uma semana pelo Governo do Estado, o serviço já transportou 22 pessoas do interior do Maranhão para leitos de UTI instalados em unidades de alta complexidade na capital. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que esteve na região de Bacabal para entregar um hospital de campanha, acompanhou a transferência do paciente. “Este é um recurso que iremos usar bastante durante a pandemia, pois quanto mais rápido realizarmos o translado, melhor conseguiremos garantir a sobrevida e a consequente recuperação desses pacientes. A UTI Aérea faz parte das estratégias que o Governo tem utilizado para salvar o máximo de vidas possíveis”, disse o secretário Carlos Lula.

O transporte do senhor José Ribamar começou às 8 horas da manhã, quando ele deixou o município de Lago da Pedra em direção ao Aeroporto de Bacabal. Para garantir a estabilização do quadro médico do paciente, profissionais de saúde do Hospital Regional Drª Laura Vasconcelos deram apoio com ambulância e oxigênio até que o avião da UTI Aérea chegasse. 

Para Teresa Raquel, a estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado fortaleceu o sentimento de esperança. “Eu só tenho a agradecer pelos ótimos profissionais que prepararam tudo para a transferência do meu pai. Eu irei com ele para São Luís e creio que retornaremos de lá com saúde”, compartilhou. 

Até esta sexta-feira (29), 22 pessoas diagnosticadas com quadro grave do novo coronavírus já fizeram uso do serviço que é executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e teve início no último sábado (23). Os pacientes transferidos vieram para a capital do estada dos municípios de Imperatriz, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra e Buriticupu. 

As aeronaves utilizadas são aparelhadas com estrutura de UTI, incluindo respiradores e equipe médica, garantindo o monitoramento em tempo real. Os beneficiados, além de serem alocados para unidade de alta complexidade em São Luís, também têm direito a um acompanhante, cuja alimentação e hospedagem estão sendo custeadas pelo Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário