terça-feira, 30 de junho de 2020

Bolsonaro vê ‘equívoco’ de Decotteli, mas exalta ‘honradez’ do novo ministro


O presidente Jair Bolsonaro publicou mensagem enigmática depois de reunião com Carlos Alberto Decotelli Silva nesta 2ª feira (29.jun.2020). O novo ministro da Educação, nomeado na última 5ª feira (25.jun), foi acusado nos últimos dias de mentir em seu currículo e de plagiar em sua dissertação de mestrado.
Bolsonaro citou “inadequações curriculares” e disse que Decotteli “está ciente de seu equívoco“, e que “não pretende ser 1 problema para a sua pasta“.
Desde quando anunciei o nome do professor Decotelli para o Ministério da Educação só recebi mensagens de trabalho e honradez. Por inadequações curriculares, o professor vem enfrentando todas as formas de deslegitimação para o Ministério. O Sr. Decotelli não pretende ser um problema para a sua pasta (Governo), bem como, está ciente de seu equívoco. Todos aqueles que conviveram com ele comprovam sua capacidade para construir uma Educação inclusiva e de oportunidades para todos“, publicou o presidente.
A cerimônia de posse de Decotelli estava prevista inicialmente para ocorrer nesta 2ª feira (29.jun), mas o Planalto informou no início da tarde que não há data para isso ocorrer.
Decotelli é oficial da reserva da Marinha. Ele presidiu o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) de fevereiro a agosto de 2019. Nesse período, viu a CGU (Controladoria Geral da União) apontar suspeita de irregularidades em uma licitação de R$ 3 bilhões.
Desde que foi escolhido para comandar o MEC (Ministério da Educação), na última 5ª feira (25.jun.2020), vários questionamentos sobre seu passado surgiram. Eis abaixo uma relação:
  • licitação suspeita quando presidiu o FNDE;
  • acusado de plágio em dissertação de mestrado;
  • universidade argentina diz que ele não tem doutorado;
  • ministro muda currículo pela 1ª vez depois de universidade argentina alertar sobre seu doutorado incompleto;
  • universidade alemã informa que ministro não tem pós-doutorado;
  • ministro muda currículo pela 2ª vez depois da informação de que não tem pós-doutorado.
Decotelli foi escolhido para assumir o MEC com a missão de “pacificar” a pasta. Isso porque tinha extenso currículo, e seu antecessor, Abraham Weintraub, acumulou polêmicas com Legislativo e Judiciário.
Weintraub chamou os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) de “vagabundos“. Teve atritos com as universidades, tentou mudar o processo de escolha de reitores (mais de uma vez), gravou vídeo de guarda-chuva dentro do gabinete contra uma “chuva de fake news“, comandou 1 Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) com erros de correções e teve que prestar depoimentos na Câmara e no Senado.
Ao informar sobre o substituto de Weintraub, o presidente Jair Bolsonaro escreveu nas redes sociais:
“Informo a nomeação do Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação. Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.” 
FONTE: Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário