domingo, 28 de junho de 2020

Inauguração de unidades de saúde em Santa Luzia do Paruá e Itapecuru reforçam combate à Covid-19 no Maranhão


Mais duas unidades de saúde vão ampliar a oferta de tratamento para pacientes da Covid-19 no Maranhão. Neste sábado (27), solenidade virtual marcou a entrega do Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá e da obra de ampliação do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, no município de Itapecuru-Mirim. 


As unidades somam-se aos inúmeros leitos clínicos e de UTI inaugurados ou ampliados em diversos municípios do Maranhão. Com as inaugurações deste sábado, já são 13 hospitais entregues desde a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus no estado. 

Durante a solenidade, o governador Flávio Dino destacou que a oferta da rede assistencial de saúde nas diversas regiões do estado foi fundamental para que o Maranhão conseguisse manter a taxa de letalidade da doença abaixo da média nacional. Dino também lembrou que, cessada a pandemia, as novas unidades de saúde ficarão incorporadas ao sistema de saúde e poderão atender a população das duas cidades em outras demandas de saúde.  

“Desde o primeiro ano de governo temos nos empenhado em ampliar leitos e serviços. Hoje temos a maior rede de saúde do estado do Maranhão. Quando começou a pandemia houve uma cobrança quanto a hospitais de campanha. Fizemos um outro movimento, que foram instalações definitivas, que ficarão como legado”, disse o governador.  

Em Santa Luzia do Paruá, a unidade será referência ao tratamento de pacientes que necessitam de internação hospitalar. 

O hospital chegou a funcionar no passado, mas há mais de uma década estava fechado. Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a inauguração do Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá é a reparação de uma “dívida histórica” do Estado com a cidade. 


“Este hospital estava fechado há 16 anos. Era uma dívida histórica que hoje a gente consegue resolver. Tenho certeza que o hospital passa a ser referência regional de saúde. Um hospital que não deixa a desejar nada a nenhum hospital das redes pública ou privada”, pontuou Carlos Lula.

Para o prefeito de Santa Luzia do Paruá, Plácido Holanda, a inauguração da unidade de saúde é a realização de “um sonho de décadas” da população luziense. 

“Hoje a região do Alto Turi está realizando um grande sonho. Quero agradecer ao governador Flávio Dino por ele estar honrando um compromisso com o nosso município. Hoje nossa região tem um hospital bem próximo do povo”, ressaltou o prefeito Plácido. 

O hospital vai atender pacientes com Covid-19 encaminhados por unidades municipais da região de Zé Doca, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos. A unidade contará, a princípio, com 30 leitos clínicos e 10 de UTI. No total, o novo hospital tem capacidade para ofertar 72 leitos.

O cuidado aos pacientes será realizado por equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, entre outros. A nova unidade será administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).


Ampliação em Itapecuru-Mirim
Já em Itapecuru-Mirim, o poder público estadual entregou a obra de ampliação do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e amplia o acesso a leitos exclusivos para Covid-19 na região.  

A unidade de saúde terá capacidade para oferecer cerca de 30 leitos. Serão entregues na primeira fase, 5 leitos de UTI e 13 leitos de enfermaria, posteriormente, mais 15 leitos de enfermaria.

Também participaram da solenidade virtual o vice-governador Carlos Brandão, representantes do judiciário, gestores municipais, secretários de Estado e outros parlamentares, como os deputados federais Márcio Jerry, Júnior Marreca Filho e Zé Carlos, além dos deputados estaduais Arnaldo Melo, Zito Rolim e Detinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário