segunda-feira, 29 de junho de 2020

Webinar discutirá estratégias de volta às aulas na rede pública do Maranhão


Em continuidade às discussões sobre estratégias educacionais em tempo de pandemia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, nesta terça-feira (30), às18h30, webinar com o tema ‘Volta às aulas na rede pública do MA: como será?’. A transmissão do evento ocorrerá pelo canal da Seduc no Youtube e contará com a participação do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; da presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, Rozana Barroso; e da coordenadora de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Miriam Abromoway. O mediador do encontro virtual será o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso.

Durante o evento, será lançado o Projeto Emaranhando Vidas, que tem como objetivo promover ações/atividades de caráter formativo, educativo-informativo, junto a profissionais da educação, pais e estudantes visando a promoção e prevenção da saúde mental nas escolas, assim como a redução do estigma do preconceito, associado aos eixos da ansiedade, depressão, drogas e bullying nas Unidades Regionais de Educação do Estado do Maranhão (UREs).

Em julho, por meio do Projeto, será oferecido um Curso Online de Gerenciamento de Emoções para alunos, professores e gestores, pela Plataforma E-Proinfo e abrangerá temáticas sobre depressão, ansiedade, bullying e violência doméstica. O curso contará com coordenadores e tutores no auxílio de aproximadamente 600 cursistas da rede estadual de ensino. O projeto é coordenado pela psicóloga Maria Jucilene Silva G. de Sousa.

No mês de julho também será implantado o Serviço de Psicologia e Psicopedagogia, por meio dos órgãos SEPP/Seduc, onde será feito o acompanhamento psicológico e psicopedagógico, de forma online, de alunos, professores, gestores e demais servidores que estão em situações de vulnerabilidade.

O serviço constitui-se de sessões emergenciais e busca, em curto tempo, ajudar o paciente a sair do estado crítico da demanda apresentada e ser encaminhado a algum órgão parceiro para a continuidade de seu tratamento, caso seja necessário. Os atendimentos serão realizados pela Plataforma Corporativa Google Meet da Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário