terça-feira, 28 de julho de 2020

Ivaldo Rodrigues destaca ações da Prefeitura na Zona Rural de São Luís


Durante a sessão plenária extraordinária realizada na Câmara Municipal de São Luís nesta terça-feira (28), o vereador, Ivaldo Rodrigues (PDT), utilizou seu pronunciamento para ressaltar os investimentos em desenvolvimento da zona rural da capital.

"Ao longo de sua gestão o prefeito Edivaldo Holanda Junior buscou estruturar o ciclo de desenvolvimento da zona rural, investindo tanto em obras de infraestrutura quanto em políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar, fechando um ciclo que garantisse o desenvolvimento social, urbano e econômico dos bairros da região" disse Ivaldo Rodrigues.


Os bairros Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio estão sendo totalmente urbanizados, contemplando mais de 8 mil moradores da região. Já a Vila Sarney, Via Industrial e Vila Primavera está recebendo a implantação de 2,5km de rede de drenagem e 13 km de pavimentação. Na área do Santa Bárbara houve a implantação de 12 km de rede de drenagem profunda, beneficiando mais de 60 mil moradores de 30 bairros da região. É o fim de um sofrimento de décadas para a população destas localidades.

No Residencial 2000, Residencial Magnólia e Estrada do Maracujá estão sendo implantados 20km de pavimentação pela primeira vez na história das comunidades, serão beneficiados aproximadamente 10 mil moradores da região. Os bairros Recanto Verde e Vila Itamar finalmente serão interligados por meio da construção de uma ponte com 36 metros de extensão.

Além destes investimentos, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior tem buscado garantir a melhoria da oferta dos serviços públicos municipais. Antes do início da pandemia, reformou e reinaugurou a Unidade de Saúde da Família na Vila Sarney e o Centro de Saúde do Quebra Pote. As duas unidades foram reinauguradas após passarem por reforma em toda a sua estrutura.

Na região da Estiva a Unidade de Pronto Atendimento 24h da Zona Rural foi totalmente reformada com a instalação de 22 leitos - sendo 18 clínicos e outros quatro para estabilização com respiradores e aparelhos de oxigênio - para atender exclusivamente a pacientes com sintomas leves ou moderados da Covid-19 na fase mais crítica da pandemia.

O incentivo à produção agrícola é outra prioridade da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Nas comunidades conhecidas como pólos agrícolas estão sendo feitos investimentos que garantam de forma direta condições para que os pequenos produtores possam manter seu trabalho.

Nas comunidades de Cabral Miranda, Cinturão Verde, São Bruno e Amendoeira estão sendo implantados poços que vão garantir o abastecimento d’água para uso doméstico e para a irrigação da produção agrícola, beneficiando dezenas de famílias rurais.

Ainda em seu primeiro mandato o prefeito Edivaldo Holanda Junior reformou e reestruturou a Escola Casa Familiar Rural (ECFR), localizada no bairro do Quebra Pote, que atende alunos filhos de pequenos produtores rurais que recebem educação em tempo integral com aulas de disciplinas do currículo comum e também de zootecnia, agricultura, horticultura e piscicultura.

Entre as ações de fomento da agricultura são os programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que funcionam como ferramentas fomentadoras da agricultura familiar e de garantia de renda certa aos produtores participantes.

Além do incentivo à produção, foram implementadas políticas de incentivo à comercialização e escoamento dos produtos. Uma iniciativa que contribuiu para isto é a Feirinha São Luís, que garante aos pequenos produtores rurais da cidade um espaço fixo onde comercializar seus produtos na hora ou prospectando negócios para o fornecimento destes produtos a pequenos mercados, restaurantes entre outros, fortalecendo as cadeias produtivas. Os canais de comercialização da produção agrícola local também serão fortalecidos com a entrega dos 10 mercados municipais que estão passando por obras de reconstrução ou reforma estrutural.

As políticas implantadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior na zona rural tanto na área de infraestrutura quanto de incentivo à produção quebraram um paradigma segundo o qual São Luís não é naturalmente um ambiente de produção agrícola. No entanto, os projetos implementados pelo prefeito Edivaldo têm contribuído para revelar uma faceta da cidade que existe, mas permanecia oculta: a capacidade de produzir bens do meio rural em uma capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário