quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Hospital de Câncer do Maranhão completa seis anos de assistência oncológica à população


Inaugurado em 2014 pela gestão do governador Flávio Dino, o hospital, que nesta quarta-feira (26) completou seis anos de funcionamento, passou a atender exclusivamente pacientes oncológicos depois que o Governo entregou, em 2017, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO). Até então, o Hospital de Câncer mantinha uma ala ortopédica na unidade.  

Só em 2020, o Hospital de Câncer já realizou mais de 1.289 cirurgias, 5.443 quimioterapias e 10.831 consultas até o mês atual. A diretora-administrativa do Hospital de Câncer, Ana Flávia Lustosa, destaca a importância do atendimento oferecido aos pacientes oncológicos de todo o Maranhão e a assistência humanizada que foi aperfeiçoada ao longo desses seis anos na unidade. 

“Ao longo dos anos viemos nos aperfeiçoando em relação à humanização, não somente do paciente, mais também do acompanhante que de certa forma fica internado junto com o familiar em tratamento. Hoje, dispomos de uma Casa de Apoio destinada aos familiares dos pacientes que vem do interior do estado.

Além de uma série de projetos que costumam ser acompanhados pela Terapia Ocupacional, entre eles, o Cinema nas Enfermarias, que acontece semanalmente com rodízio das clínicas e também os trabalhos de pintura em tela e artesanatos. As ações são para minimizar o tempo de internação e o sofrimento de pacientes e familiares”, ressalta a diretora. 

Outro destaque da unidade é a disponibilização aos pacientes das medicações excepcionais que são de alto custo, sem a necessidade de judicialização, o que ocasionou na redução desses processos judiciais.

Ambulatório e Serviço de Pronto Atendimento
Recentemente a unidade passou a contar com um anexo, que funciona no prédio da antiga Clínica São José e realiza atendimento ambulatorial de pacientes oncológicos, cuja capacidade diária pode chegar a 100 atendimentos, além de atender a demanda reprimida de pacientes, descentralizando os atendimentos antes realizados apenas no ambulatório do Hospital de Câncer. O anexo oferece ainda o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que antes funcionava no Hospital de Câncer, e dispõe de 45 leitos de emergência e 15 poltronas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário