segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Presidente do TRE inicia visita às zonas eleitorais do interior

 


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Tyrone Silva, visitou na sexta-feira, 25 de setembro, o prédio onde em breve funcionará a nova sede da 56ª zona eleitoral (Barreirinhas) acompanhado do membro da Corte Bruno Duailibe, do diretor-geral Gustavo Vilas Boas e assessores.

No novo local, situado quase que em frente ao Fórum de Justiça Comum da cidade, o cartório eleitoral terá mais espaço disponível e, por este motivo, proporcionará maior comodidade aos servidores e eleitores. A visita teve o objetivo também de tratar assuntos referentes às eleições 2020, que este ano ocorre no dia 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno, caso haja).

A comitiva do TRE foi recebida pelo juiz Fernando Jorge Pereira, titular da 56ª ZE, e por servidores do cartório que mostraram o andamento das atividades e o local onde serão armazenados as máscaras, álcool em gel e líquido, fita adesiva para marcação de distanciamento social, protetores faciais, pôsteres informativos, entre outros materiais que serão entregues para eles até outubro para garantir a segurança de mesários e eleitores durante a votação.

O desembargador Tyrone Silva aproveitou a visita para reunir com lideranças políticas locais e autoridades policiais. Na sua fala, afirmou que a justiça eleitoral está unida e que todos os envolvidos, candidatos e eleitores, devem participar de forma equilibrada e respeitosa com campanhas políticas tranquilas, sem ofensas e sem agressões.

"Se ganha voto mostrando ideias, propósitos. É dessa forma que se faz uma campanha e uma eleição", destacou o presidente. Lembrou, ainda, que a justiça eleitoral está tomando os cuidados necessários para garantir a segurança de todos no dia da eleição.

Por sua vez, o magistrado Fernando Pereira enfatizou a seriedade, esforço e imparcialidade do trabalho da justiça eleitoral e pontuou que "estamos presentes, trabalhando, e teremos, apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentando, eleições que serão exemplo para o nosso país e, portanto, precisamos da colaboração de todos".

Já o membro da Corte Bruno Duailibe chamou atenção a respeito da eficiência da justiça eleitoral que é uma justiça de primeiro mundo com servidores capacitados e tecnologias avançadas, como o sistema de apuração rápido e seguro. Finalizou lembrando que "a justiça eleitoral não é a protagonista das eleições. O protagonista das eleições é a democracia, o povo, a soberania popular, a vontade do eleitor. A justiça eleitoral existe para fiscalizar e evitar o abuso e isso ela desempenha com muita perfeição, motivo pelo qual eu enalteci a sua eficiência".

Por fim, Vilas Boas agradeceu a recepção e ratificou a importância da reunião que aproxima a justiça eleitoral da sociedade: "estamos juntos e buscando uma eleição com êxito".

As próximas zonas a receberem a Comitiva do TRE são Imperatriz e Pinheiro, em datas ainda não definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário