sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Governo do Estado investe R$ 16 milhões em obras educacionais entregues nesta quinta-feira (29)

 


Em solenidade virtual, o governador Flávio Dino entregou nesta quinta-feira (29) um conjunto de obras educacionais para os estudantes maranhenses. O novo campus da UEMA na cidade de São Bento, as reformas do Centro de Ensino Frei João Rodrigues Moreira no município de Lagoa Grande do Maranhão e do Centro de Ensino Newton Neves em Timbiras foram oficializados nesta quinta-feira (29) pelo chefe do Executivo Estadual.


Durante o evento, o governador anunciou ainda a autorização para construção de uma unidade da UEMA na cidade de São João dos Patos. “Estamos conseguindo enfrentar todas essas intempéries porque temos preocupações em aplicar com seriedade e transparência o dinheiro público. Por isso, temos conseguido fazer tanto, em pouco tempo, apesar da conjuntura hostil e das dificuldades enfrentadas em todo o país”, pontuou Flávio Dino.



UEMA São Bento

O novo campus da UEMA no município de São Bento conta com 10 salas de aula, dois blocos de laboratórios, biblioteca, fazenda-escola, auditório e oferece seis cursos de graduação. A nova estrutura universitária recebeu um investimento de mais de R$ 13 milhões, e, agora, possui capacidade para atender até 1.050 estudantes nos três turnos de funcionamento e a sua localização beneficia diretamente estudantes de 21 municípios da Baixada Maranhense.



“Nosso propósito é consolidar a presença da Universidade Estadual do Maranhão na Baixada Maranhense, a partir do município de São Bento”, afirmou o reitor da universidade, Gustavo Pereira da Costa. “Era uma fazenda escola experimental de pesquisa, e, agora, temos um Campus com grande estrutura e que vai oferecer as melhores condições de salas de aula, auditório, laboratórios, alojamentos e biblioteca para nossos estudantes”, concluiu o reitor.




Escolas reformadas

Os alunos do Ensino Médio do município de Lagoa Grande precisavam ir até Lago da Pedra, município vizinho, para assistir aulas, já que a escola funcionava em prédios cedidos pela Prefeitura Municipal. O Ensino Médio era ofertado apenas no período noturno, algo que dificultava ainda mais o rendimento escolar dos estudantes.


“Uma importante obra para Lagoa Grande e uma importante obra para o Maranhão. É muito simbólico para o governador Flávio Dino entregar o primeiro prédio próprio na sede do município”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Antes a nossa escola era anexo do CE Cristóvão Colombo, que fica em Lago da Pedra – município vizinho à Lagoa Grande, e, hoje, nós estamos recebendo o maior presente que poderíamos como comunidade e cidadãos e cidadãs que somos. A primeira escola de Ensino Médio aqui, é o maior presente que o governador Flavio Dino poderia dar para a nossa comunidade. E eu, enquanto diretora, agradeço por esse presente tão sonhado e tão esperado por todos nós, gestão, professores, pais e alunos”, disse Vânia Sousa, gestora da escola.

O novo prédio escolar conta com seis salas de aula, biblioteca, ala administrativa e pedagógica e banheiros. O Ensino Médio regular poderá funcionar no período diurno e noturno – ampliando ainda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).



Em Timbiras, foi entregue o Centro de Ensino Newton Neves, reformado, após 27 anos de espera por toda a comunidade escolar. Por meio do programa Escola Digna, mais de 900 estudantes agora poderão contar com espaços escolares adequados para a prática do ensino. No prédio escolar, foram realizados serviços de infraestrutura, alvenaria e divisórias, cobertura e revestimento cerâmico, pavimentação, forro de PVC, pintura em geral, climatização, instalações elétricas e hidrossanitárias, dentre outros serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário