quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Equipes da SES realizam visitas técnicas a unidades de saúde da capital

 


Com o intuito de avaliar e aperfeiçoar o atendimento prestado aos pacientes da rede pública estadual, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram, nesta quarta-feira (25), visita técnica em unidades de saúde na capital. Entre as unidades visitadas estiveram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Luís e a Maternidade Nossa Senhora da Penha.

Além da averiguação e escuta com os pacientes, as equipes conversaram com a direção e coordenações das estruturas e também acompanharam de perto a rotina dos profissionais. “Após o ponto alto da pandemia do coronavírus, a SES passou a fazer visitas de acompanhamento com o objetivo aperfeiçoar o atendimento dado às pessoas. Durante essas visitas, aproveitamos também para traçar novas estratégias para melhorias do serviço”, disse o secretário adjunto de Assistência em Saúde (SAAS-SES), Carlos Vinícius Ribeiro.

Quatro equipes realizaram as visitas de forma simultânea. Em cada unidade foi averiguado o fluxo, as medidas de distanciamento e o acolhimento dos pacientes. Também foram feitas observações que poderão resultar na continuidade de melhoria da assistência prestada. Uma das estruturas visitadas foi a UPA do Itaqui-Bacanga.

Segundo o diretor clínico da UPA do Bacanga, Cláudio Revil, por mês são realizados de 8 a 12 mil atendimentos. “Por sermos uma unidade localizada próxima à entrada da cidade, acabamos por receber muitos pacientes do interior, além dos que residem na região do Centro e Itaqui-Bacanga. O bom rendimento que temos obtido é resultado da presença e assistência do Estado, o que nos ajuda a garantir dar assistência a todos, incluindo as regulações”, afirmou.

Nas Unidades de Pronto Atendimento, os pacientes recebem suporte para pressão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Todas funcionam em regime de 24 horas, sete dias por semana, oferecendo assistência de clínica geral, enfermagem, além de leitos de observação para pacientes com suspeita de coronavírus (Covid-19).

Maternidade Nossa Senhora da Penha

A comitiva da SES também realizou visita técnica na Maternidade Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Anjo da Guarda. Referência no atendimento de gestantes classificadas de risco habitual (baixo risco), a unidade foi responsável por fazer 150 partos somente no mês de outubro.

De acordo com Alessandra Campos, coordenadora de enfermagem da maternidade, atualmente 15 puérperas estão na enfermaria e outras duas em trabalho de parto. “Nós contamos com o nosso pré-natal, oferecendo suporte através de enfermeiros e médicos obstetras. Por prestarmos atendimento de urgência e emergência, acabamos por receber aquelas que são consideradas de alto risco. Estas, depois de estabilizadas, são reguladas para a nossa referência, que é o Materno Infantil”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário