quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Conheça as obras que ajudaram a ampliar a mobilidade urbana na Grande Ilha

 


De 2015 a 2020, a Ilha de São Luís recebeu uma série de obras que reconfiguraram o transporte urbano na região metropolitana e ampliaram o direito à mobilidade defendido pela geógrafa. 

Adiante algumas das obras realizadas pelo Governo do Maranhão que remodelaram o trânsito da Grande Ilha nos últimos anos, ao encurtar distâncias e criar novas alternativas de tráfego de veículos e pedestres entre bairros de São Luís e municípios da região. Também destacamos os projetos em execução que estão espalhados em diversos pontos da Ilha. 

Ponte Verde

Entregue durante as comemorações pelo aniversário de 408 anos de São Luís, a Ponte Verde é hoje um canal de acesso rápido entre a capital o município de São José de Ribamar. A vida melhorou o fluxo de atividades econômicas entre as cidades, beneficiando centenas de trabalhadores ludovicenses e ribamarenses. 

A ponte tem uma extensão de 220 metros de comprimento e 11 metros de largura, possibilitando via dupla de trânsito e encurtando o caminho em cerca de seis quilômetros para quem anda de carro. A obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), com apoio da Secretaria de Governo (Segov).


Ponte Pai Inácio

São apenas 12 metros de extensão, mas que fizeram uma diferença gigantesca para quem precisava se locomover entre os bairros do Turu e Parque Vitória, em São Luís. A estimativa da Sinfra é que cerca de 300 mil pessoas de toda a região metropolitana foram beneficiadas com a obra, em especial moradores de bairros populosos, como Cohab, Cohatrac, Maiobão e Divinéia.  

Forquilha

Durante muito tempo, algumas áreas de São Luís sofreram com engarrafamentos constantes. Era o caso da região da Forquilha, que convivia com congestionamentos e alagamentos rotineiros. Mas uma obra complexa e ousada mudou esse cenário.

A implantação do sistema binário, com a construção de vias de mão única, acabou com o antigo congestionamento na MA-201 (Estrada de Ribamar) e na MA-202 (Estrada da Maioba), no trecho da Forquilha. As vias são responsáveis por interligar a capital às cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, onde transitam uma média de 12 mil veículos em horário de pico, gerando um impacto positivo em mais de 20 bairros da Grande São Luís.

A troca da rotatória pelo cruzamento que liga as Avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, MA-201, MA-202 e Planalto Anil garantiu fluidez e deu fim aos engarrafamentos quilométricos na área. 


Retorno do Aeroporto

A obra de revitalização e urbanização do retorno do aeroporto deu um novo visual para a entrada de São Luís. Além de melhorar a mobilidade urbana, a intervenção influiu no aprimoramento da porta de entrada da capital, que tem grande potencialidade turística.

O traçado geométrico adotado na obra eliminou o engarrafamento histórico que se estendia por grande parte da extensão da BR-135. 

Elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, e executado pelo Governo do Estado, o projeto contemplou serviços de urbanização, paisagismo, iluminação, além de sinalização vertical, horizontal e semafórica para devida orientação de pedestres e motoristas.

Nova Litorânea e alargamento das avenidas Jerônimo de Albuquerque, Portugueses e Holandeses

O alargamento da Avenida dos Holandeses faz parte do segundo lote do maior programa de mobilidade urbana da Grande São Luís, com implantação do transporte tipo BRT e ampliação da Avenida Litorânea em 1.800 metros (que deve ser entregue no início de 2021 e contempla a construção de bares, calçadão, ciclovias, estacionamento e áreas para caminhada). O projeto ainda inclui a requalificação de trecho da Colares Moreira e a construção de dois terminais de integração, um na região do Araçagi e outro nas imediações da Igreja do Calhau.

Na terceira fase de execução, a obra de alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque promete aliviar o trânsito em um dos pontos de maior escoamento de veículos de São Luís. 

Atualmente, a obra está concentrada em duas frentes, com serviços de alargamento da via, na área que se inicia na lateral da rotatória da Cohab, em direção ao Angelim e na entrada do condomínio Ipem-Angelim até as proximidades da entrada do bairro Bequimão. No total, 1.062 metros de comprimento, trecho que terá uma ampliação de 5 metros na largura, sendo 3,5m de pista e 1,5m de passeio. 

Na Avenida dos Portugueses os trabalhos compreendem o trecho que vai da saída da Barragem do Bacanga até o retorno que dá acesso à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No total, serão alargados 507,7 metros, com largura média de seis metros, sendo 2,5 metros de acostamento.

O projeto também inclui execução de passeio público, sinalização horizontal e vertical, além de drenagem superficial com descida de água em concreto armado, sarjeta e valeta de proteção. A pavimentação será feita com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

Rua Búzios

A via criou acesso novo ao Parque Estadual do Sítio Rangedor. O novo trecho, além de desafogar o trânsito na Avenida dos Holandeses no horário de pico, garantiu mais velocidade ao trânsito na região, melhorando a mobilidade para centenas de pessoas que trafegam diariamente na região do Calhau e bairros adjacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário