sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Governo e parceiros reforçam estratégias para educação nos municípios

 


Em um encontro que reuniu prefeitos, secretários municipais e especialistas em educação, parlamentares e dirigentes de órgãos e entidades, nesta quinta-feira (17), o Governo do Maranhão reafirmou o compromisso com a alfabetização e a qualidade da aprendizagem de todos os estudantes do território maranhense. Com a presença de mais de mil pessoas de todo o estado, o encontro ocorreu de forma online, pela plataforma do YouTube, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Estamos vivendo o maior desafio geracional, o maior desafio do nosso tempo. Entre as vítimas silenciosas dessa terrível pandemia estão, em primeiro lugar, as pessoas que estão perdendo suas vidas, e também nossos estudantes, triste vítimas. Nós temos que correr para compensar essa tragédia, ao máximo quanto possível, reduzir danos, porque é inadmissível que toda essa geração de estudantes fique dois anos afastada do espaço escolar. É uma tragédia a ampliação da evasão escolar, a inserção precoce no mundo do trabalho, a perda da continuidade metodológica, porque estamos vivendo condições atípicas. Esse é um contexto muito difícil, mas temos que nos fortalecer, dobrar esforços para compensar isto. Quem combate as trevas é a luz, e a educação é luz. Por isso, esse momento é de enorme importância para que nós possamos continuar essa nossa caminhada e fortalecê-la nesse âmbito. Vamos lutar por isso”, disse o governador Flávio Dino.


Na oportunidade, foi lançada a publicação Sistematização da Política Colaborativa do Maranhão, produzida pelo Movimento Colabora Educação, em parceria com a Seduc e o apoio técnico das organizações: Todos Pela Educação e EloGroup. O documento aponta práticas de governança e do Regime de Colaboração entre estado e municípios, nas etapas de educação infantil e ensino fundamental. Além de organizar a memória da experiência, a publicação pode servir como referência para outros estados e municípios.

“Esse documento é algo concreto e que está espalhado nos 217 municípios maranhenses, graças à participação fundamental de cada prefeito desse estado. O estudo aponta os fatores de sucesso para uma efetiva prática do regime de colaboração. No Maranhão, sob a liderança do governador Flávio Dino, temos um governo presente, demonstrando que a educação é prioridade, através do diálogo aberto com os diversos órgãos e setores ligados à educação e governança, para que todos entendam que esse desafio é de todos nós. O Programa Escola Digna e o Pacto pela Aprendizagem são demonstrações de que temos um único objetivo, a gestão com resultados na aprendizagem, e isso se tornou uma bandeira política do Maranhão, dando aos estudantes as condições dignas de aprendizagem, com professores qualificados e valorizados”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O secretário Felipe Camarão sublinhou, também, o que o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), instituído somente no governo Flávio Dino, possibilitou, além da avaliação dos estudantes da rede estadual, que as prefeituras, sem custo, aplicassem a avaliação e monitoramento de suas redes de ensino. “Ações que representam um novo momento da educação pública do nosso estado. E, agora, quero conclamar a todos para uma grande cruzada pela educação para o retorno híbrido das aulas, de forma que possamos minimizar os efeitos negativos da pandemia na aprendizagem dos estudantes da rede pública”, ressaltou.   


Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação, reforçou que a missão de todos que fazem a educação é geracional. “Se temos esse espaço de fazer algo, precisamos ter lares dignos, sociedade digna, e isso só virá com educação de qualidade. Por isso, é necessário trabalhar para reduzir as desigualdades educacionais e precisamos fazer isso para essas crianças e jovens de agora”, apontou. 

Cruz também apresentou um panorama sobre as estratégias que precisam ser realizadas na pandemia e as políticas estruturantes para abolir a pobreza, com o documento “Educação Já Municípios”, de recomendações para contribuir com a construção das agendas educacionais 2021-2024.  “A base da educação são os municípios. O atendimento dos primeiros anos é fundamental para combater as desigualdades educacionais. Todas as ações precisam ser olhadas de forma sistêmica, muito pensadas e estruturadas”, frisou.  


“O evento foi um marco importante para a continuidade dos programas educacionais em regime de colaboração no Estado do Maranhão, especialmente porque as prefeituras estão em fase de transição. O diálogo entre estado e município é fundamental para a melhoria exponencial da educação.  O Maranhão é um exemplo a ser seguido por outros territórios e serve de referência para impulsionar a aprovação do Sistema Nacional de Educação”, destacou o secretário-executivo do Movimento Colabora Educação, Thiago Thobias.  


Maranhão referência em Educação

A Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin, demonstrou no encontro o exemplo do Maranhão, que foi destaque nas ações educacionais durante a pandemia. “No Maranhão, houve um salto na qualidade no IDEB, com a implementação do programa Escola Digna, promovendo espaços mais adequados, foco na aprendizagem, avaliação e material impresso de qualidade. O estado se destacou nesse período de Covid-19, acompanhei as ações como uso de televisão e rádio para aqueles que não tinham acesso às aulas e chips de internet para o maior número de alunos”, enumerou.   


Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef no Brasil, frisou que o estado se destaca pelo efeito regime de colaboração. “O Maranhão é um exemplo onde a colaboração entre estado e municípios funciona. Há um esforço coletivo entre o Estado do Maranhão e o Unicef para fortalecer os municípios. Hoje é o estado que mais colocou crianças rematriculadas nas escolas pela estratégia Busca Ativa Escolar. Aos secretários que estão iniciando agora, é necessário reconhecer que temos um desafio; por isso, é fundamental esforços dos professores, dos gestores para desenvolver atividades. O Brasil é um país historicamente desigual e a pandemia apontou essa vulnerabilidade. E os principais afetados são as crianças mais pobres que estão fora da escola, e são elas que merecem nossa total atenção. Só o conhecimento que a escola oferta é que possibilitará o desenvolvimento dessas crianças, com segurança alimentar, proteção social que eles precisam. E um dos exemplos mais claros de política pública que temos é a Escola Digna”, afirmou. 


Participaram do evento parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara Federal;os senadores Eliziane Gama e Weverton Rocha; secretários de Estado e presidente de órgãos do governo; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o secretário de Educação de Lago do Junco, professor Marcony Pinheiro; o presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Emerson de Araújo Silva; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Raimundo Oliveira.

O encontrou também reuniu educadores de todos os 217 municípios maranhenses, entre dirigentes de educação, técnicos, gestores e professores, que avaliaram positivamente o evento. “É uma grande satisfação compartilhar desse momento de grande relevância, com todos vocês. Sucesso para todos os municípios ”, disse Francisca Dourado. 

“Esse encontro é de suma importância para a educação, pincipalmente para os municípios com maiores dificuldades”, ressaltou Abimael Rocha.

“Os desafios são enormes; cabe aos nossos gestores humanização e aplicação dos recursos de forma a garantir o direito à vida e cuidar da educação, garantindo as condições básicas a todos”, concluiu, Lucélia Santos.

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