sábado, 23 de janeiro de 2021

Governo inicia série de encontros nas regionais de educação para fortalecer colaboração com municípios


Para fortalecer o trabalho em regime de colaboração entre Estado e municípios, pautado na promoção da aprendizagem, e garantir mais condições para conquistar resultados expressivos e duradouros na melhoria da aprendizagem dos municípios maranhenses, o Governo do Estado, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu a largada, nesta quinta-feira (22), em Bacabal, a uma série de encontros com gestores escolares da rede estadual e secretários municipais de educação. 

No encontro, que reuniu secretários e gestores da rede em 11 municípios da Unidade Regional de Educação (URE) de Bacabal, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, dialogou sobre importância do ensino híbrido síncrono como forma de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus na educação, bem como a garantia do fluxo escolar. “Nós estamos dialogando com a nossa rede e sugerindo às redes municipais que as escolas se organizem com horários diferenciados, turmas alternadas, de acordo com a realidade de cada escola, e, principalmente, aquelas que já passaram por reformas realizadas pelo Governo do Estado, para que possamos garantir o fluxo escolar dos nossos alunos e realizar ciclos de aprendizagem, para que nenhum aluno fique para trás”, ponderou.


O secretário ressaltou entre outras ações para 2021, a oferta do quarto ano opcional do Ensino Médio destinado a alunos que fizeram o terceiro ano em 2020 e sentem necessidade de reforçar o conteúdo. Também reafirmou que não haverá aprovação automática na rede e destacou a proposta do ciclo de aprendizagem, no qual o estudante pode recuperar o conteúdo do ano anterior.

Elizabeth Pelino, secretária do município de Lago Verde e ex-gestora do Centro de Ensino Arthur Linhares naquela cidade, apontou que as orientações discutidas no encontro foram pertinentes para o trabalho da rede municipal de ensino. “O encontro com o secretário Felipe Camarão nos encorajou, nesse momento ainda difícil, a resgatar e fortalecer nosso pacto com a educação.  Será necessário unir forças e aplicar o que há de melhor para não deixarmos essa geração desamparada de saberes educacionais. Esse diálogo nos trouxe a certeza de que podemos, sim, fazer o melhor por nossa gente. Entendemos, concordamos e vamos fazer, secretário!”, enfatizou.



“Estamos todos com o mesmo propósito, fortalecer o ensino para que 2021 seja melhor. Foi muito positiva a realização desse encontro, com orientações importantes para o início do ano letivo em cada município da nossa região”, destacou Rosilda Alves dos Santos, secretária de Educação de Bacabal. 


Reconhecimento

O secretário Felipe Camarão também fez um reconhecimento público do esforço de 4 municípios da URE Bacabal que alcançaram a meta do Busca Ativa Escolar: Brejo de Areia, Bacabal, Conceição do Lago Açu e São Luís Gonzaga do Maranhão. Também prestou homenagem ao município de Brejo de Areia, ganhador na última edição do Selo Unicef.


Ações Regime de Colaboração 

Entre as ações realizadas pelo Regime de Colaboração Seduc e Semeds, estão: construção de prédios escolares em substituição às escolas de taipa, barracões e outras estruturas inadequadas; doação dos prédios das escolas municipalizadas (Lei Estadual nº 11.383, de 16 de  dezembro de 2020); apoio ao transporte escolar (PNATE), com a complementação do repasse da União por meio do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE) e ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar Indígena (PEATEIND); doação de ônibus e lanchas escolares; distribuição de Kits Pedagógicos, acervos literários e mobiliários escolares; Formação Continuada dos Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Professores das Redes Municipais, com foco na alfabetização na idade certa; disponibilização do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão – SEAMA, para avaliação externa de todos os estudantes do 2º, 5º e 9º ano; permuta de servidores por meio de Acordo de Cooperação e promoção da Busca Ativa Escolar em parceria com o Unicef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário