sábado, 23 de janeiro de 2021

Hospital de Traumatologia e Ortopedia faz mais de 83 mil atendimentos e 3,3 mil cirurgias em 2020

 


Inovação na área da saúde pública maranhense, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) conseguiu manter números expressivos de atendimentos mesmo no difícil ano de 2020. De acordo com o balanço parcial divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o HTO garantiu mais de 83 mil atendimentos e 3.328 cirurgias no ano da pandemia.  

De acordo com números de atendimentos tabulados entre janeiro e setembro do ano passado, o HTO realizou 43.568 exames laboratoriais (ultrassom, tomografias, raio x), 15.383 consultas (especializadas em ortopedia, buço maxilo, cardiologista) e 21.202 atendimentos profissionais (enfermagem, serviço social, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional).

Vale destacar que o HTO obteve bom saldo de atendimentos e cirurgias, apesar de a gestão estadual ter dedicado leitos da unidade para receber pacientes diagnosticados com a Covid-19, durante o pico de contágio, no primeiro semestre de 2020. 

Inaugurado no final de 2017, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão se consolidou como referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade. São mais de 350 cirurgias feitas mensalmente na unidade, que fica em São Luís, mas atende pacientes de todo o Estado.  


O HTO tem equipamentos de alta tecnologia capazes de realizar procedimentos como alongamento ósseo, implante de próteses articulares, tratamento de doenças musculoesqueléticas, além de uma ala especializada para o atendimento de idosos e crianças.

A unidade conta com 44 leitos, sendo 30 destinados à ortopedia e traumatologia, dois para pediatria cirúrgica, dois de pediatria clínica e 10 para UTI adulto.

Números positivos em outras unidades

Os dados preliminares da SES sobre os atendimentos em 2020 apontam ainda que, no ano marcado pelo surto epidemiológico da Sars-CoV-2, a rede estadual de saúde contabilizou números positivos em outras unidades de saúde. 

Foram cerca de 1.228.000 atendimentos ambulatoriais e de internação nas demais unidades de saúde espalhadas pelo Estado, além de cerca de 60 mil cirurgias no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário