quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Maranhão recebe segundo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca

 


O Maranhão recebeu, nesta quarta-feira (24), o segundo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. São 49.500 doses que serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) às Regionais de Saúde. A distribuição teve início ainda na tarde desta quarta-feira, quando foi entregue ao município de São Luís 9.162 doses do imunizante.  

Nesta quinta-feira (25), as vacinas serão distribuídas para os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar e para a Regional de Saúde de Imperatriz. A partir de sexta-feira (26), os imunizantes serão encaminhados para os demais municípios maranhenses.  

Nesta etapa, a proposta é vacinar 8% dos trabalhadores da saúde e idosos de 85 a 89 anos.  

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, destaca que o estado manterá a logística de distribuição por via aérea e terrestre para agilizar o recebimento dos imunizantes por parte dos municípios.  

“Dessa forma, os municípios podem dar continuidade às suas campanhas, fazendo a aplicação das doses o mais rápido possível, imunizando a população do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Além de agilizar a entrega, o Governo do Estado vem colocando profissionais da Força Estadual de Saúde para dar apoio aos municípios com maior fragilidade na logística”, afirma a secretária Waldeise Pereira. 

Como a aplicação da segunda dose da AstraZeneca é realizada após 120 dias da primeira aplicação, neste novo lote, também não haverá retenção de doses. Dessa forma, todas as doses serão distribuídas aos municípios maranhenses para a aplicação da primeira dose no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. 


“Chegando às Regionais de Saúde, as vacinas são enviadas por via terrestre através de vans refrigeradas específicas para a distribuição de imunobiológicos até os seus municípios. Após a entrega, cada município será responsável pela execução da sua campanha e distribuição até os pontos de vacinação”, pontua a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Costa Pereira. 

Nesta quarta (24), será finalizada a distribuição da segunda dose da CoronaVac aos municípios. Desde o início da vacinação, o Maranhão já recebeu um total de 356.040 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 258.040 foram da CoronaVac, enviadas ao estado através de 3 lotes, e 98.000 da vacina de Oxford/AstraZeneca, enviadas através de dois lotes.  

Mais doses

De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão receberá mais uma remessa de vacinas esta semana. Nesta quinta-feira (25), mais 29.600 doses da CoronaVac devem chegar ao estado.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário