quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

UPA Araçagi passa a ser unidade de referência para casos suspeitos da Covid-19

 


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís, passou a ser também uma das unidades de referência para o atendimento inicial a casos suspeitos da Covid-19. Além da unidade, as UPAs do Parque Vitória e Vinhais também são exclusivas para pacientes que apresentam sintomas gripais. Já as UPAs de Paço do Lumiar e Cidade Operária são consideradas de atendimento misto, recebendo pacientes suspeitos de novo coronavírus, mas também aqueles com outras comorbidades. 

As Unidades de Pronto Atendimento foram classificadas para melhor atender a população, com perfil exclusivo para pacientes com síndromes gripais e suspeitos de Covid-19. A UPA Itaqui-Bacanga e a Policlínica do Cohatrac seguem como unidades consideradas porta fechada para casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2, ou seja, são específicas para pacientes com outras demandas.  

“Essa divisão por perfil de unidade é uma estratégia para que pacientes que não são suspeitos da doença não fiquem expostos. Além disso, fica mantida a assistência especializada para as demais demandas da população”, explica Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

O diretor administrativo da UPA Araçagi, Adilson Maia Vieira, reforça que a decisão é estratégica. “A UPA exclusiva para atendimento a casos da Covid-19, além de atender melhor os pacientes com sintomas, também minimiza o risco de contágio entre os profissionais. Reforço que a segurança dos pacientes e profissionais de saúde é nossa prioridade. Sempre trabalhamos com segurança, preocupados em manter a saúde dos nossos profissionais de saúde e dos nossos usuários, seguindo com rigor os protocolos sanitários como forma de evitar o contágio na unidade”, pontuou.  

O reordenamento do atendimento nas unidades da rede estadual de saúde faz parte das estratégias do Governo do Estado para melhor assistência aos usuários do sistema público de saúde e controle da pandemia no Maranhão. 

Devem procurar assistência em uma das portas de entrada para atendimento a casos suspeitos da Covid-19 pacientes com sintomas como tosse, dores de cabeça e febre alta persistentes, coriza e desconforto respiratório. 

Hospital da Vila Luizão

Com a mudança do perfil da UPA Araçagi, o Hospital da Vila Luizão passa a atender apenas urgência e emergência pediátrica e a ser retaguarda para internação de paciente não-Covid.

Assim, casos que não forem detectados como Covid-19 na UPA Araçagi e precisarem de internação, serão encaminhados para o Hospital da Vila Luizão. Já os casos confirmados de novo coronavírus atendidos na Unidade de Pronto Atendimento que precisarem de internação, serão regulados para uma das unidades de referência para tratamento da Covid-19 na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário