quarta-feira, 31 de março de 2021

Hospital Referência Covid-19 de Bacabal reforçará atendimento na região

 


Desde o início desta semana, Bacabal e municípios da região contam com um novo equipamento de saúde, que garante novos leitos de referência para atendimento a casos da Covid-19. Através de parceria com a prefeitura de Bacabal, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), viabilizou o funcionamento do Hospital Referência Covid-19 de Bacabal, que oferece 35 leitos, sendo 30 de enfermaria e 5 de UTI.

Para a abertura do hospital, o município cedeu a antiga Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bacabal e o Governo do Maranhão realizou a adequação do espaço, disponibilizando ainda médicos, equipamentos e medicação.


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca as ações já desenvolvidas na região para o combate ao novo coronavírus e reforça a importância da parceria com o município.

“As ações no combate ao coronavírus na região são constantes. Já havíamos aumentado o número de leitos no Hospital Laura Vasconcelos, inauguramos o Hospital de Campanha em parceria com o Governo dos Estados Unidos e, agora, inauguramos 35 leitos onde funcionava a antiga UPA. A unidade vira Hospital Referência para a Covid-19. Agradecemos a parceria com o município, juntos venceremos essa guerra”, declara o secretário Carlos Lula.

Para atender a demanda, o hospital contará com mais de 300 profissionais, com equipes formadas por médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistente social, maqueiros e outros profissionais.


O Instituto Vida e Saúde (Invisa) é responsável pela administração do Hospital Referência Covid-19 de Bacabal, que já está atendendo pacientes de todos os municípios da região, referenciados via central de regulação de leitos.

“Aqui nós dispomos de uma equipe de multiprofissionais para prestar a melhor assistência possível aos pacientes que necessitarem dos serviços da unidade. As nossas portas de entrada são: o Hospital de Campanha, que funciona até às 19h, e a partir desse horário até às 8h da manhã a porta de entrada será o Pronto Socorro Municipal de Bacabal”, afirma a diretora clínica do Hospital Referência Covid-19 de Bacabal, Yvanna Carvalhal.

Além do Hospital Referência Covid-19, os pacientes com sintomas do novo coronavírus dos municípios da região também contam com o Hospital Drª Laura Vasconcelos, que dispõe de 26 leitos de enfermaria e 11 leitos de UTI, e o Hospital de Campanha montado pelo Governo do Estado no pátio da 5ª Ciretran, que oferece um total de 23 leitos, sendo 15 de medicação e 8 de observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário