quarta-feira, 31 de março de 2021

Sampaio Corrêa e OAB firmam parceria parceria para ações sobre direitos a mulheres

 


Após alta repercussão negativa envolvendo uma propaganda divulgada nas redes sociais do Clube de Futebol Sampaio Corrêa, a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, e o Clube firmaram uma parceria, na última terça-feira, 30/03, para que ele apoie integralmente a campanha da Mulher da OAB/MA, que tem como tema “Força, Valor e Autonomia – Juntas, construímos nossa história”.

Participaram da reunião o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz; o diretor-tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva; a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada (CMA), Tatiana Costa; as membros da CMA, Alynna Almeida e Fabrynn Coimbra; e o diretor jurídico da Sampaio Corrêa, Perez Paz. 

No dia 23/03, o time fez uma retratação e se colocou aberto para realizar parcerias com entidades civis, a fim de contribuir com ações efetivas de instituições que tratam dos direitos das mulheres e demonstre o seu engajamento com a pauta feminina. A primeira instituição a procurar o Clube foi a OAB Maranhão. 

A publicação em questão, já excluída dos perfis do Sampaio, mostrava a foto de uma mulher de costas, usando a parte de baixo de um biquíni, e vestindo a camisa do time. A imagem da modelo estava vinculada a anúncios de descontos de um motel de São Luís, um dos patrocinadores do Clube. Tal referência gerou revolta entre os torcedores do time e sociedade, principalmente das mulheres, que alertaram sobre a objetificação do corpo feminino, explícita na postagem, fazendo alusão ao machismo e a um retrocesso na pauta feminista. 

Logo depois da divulgação e repercussão do caso, o Sampaio Corrêa recebeu notificação do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do Maranhão para retirar a propaganda das redes sociais do Clube, que, no dia seguinte, apagou a postagem de suas páginas. 

No mesmo dia em que retirou a propaganda do ar, o clube publicou um vídeo no Instagram, em que o diretor jurídico do Sampaio Corrêa, Perez Paz, pediu desculpas pela publicação e se colocou aberto às instituições da sociedade civil para dar apoio a pautas legítimas e necessárias para toda a sociedade. 

Dessa forma, a OAB/MA se colocou à disposição para ajudar o clube a modificar sua conduta e discurso, conscientizando seus diretores, corpo técnico, jogadores e, principalmente, torcedores sobre os direitos das mulheres, e também alertar a todos para as situações de violência contra a mulher presentes no cotidiano da sociedade. 

O clube se comprometeu em reproduzir os conteúdos desenvolvidos pela Seccional (peças publicitárias e vídeos) que tratam do combate à violência contra a mulher em suas redes sociais; e também em doar a renda de um dos seus jogos para a compra de cestas básicas que serão doadas para instituições que apoiam mulheres em situação de violência. 

Além disso, será organizada uma programação de eventos virtuais direcionados para a diretoria, colaboradores, corpo técnico, jogadores e torcedores do clube para debater sobre a posição da mulher nos diferentes espaços sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário