quinta-feira, 29 de abril de 2021

Academia Imperatrizense de Letras comemora 30 anos com a entrega da sede revitalizada, posse de novos membros e nova diretoria

 


Fundada no dia 27 de abril de 1991, a Academia Imperatrizense de Letras (AIL) comemorou 30 anos de existência na última terça-feira (27). Para celebrar a data, uma cerimônia virtual pela internet marcou a inauguração das instalações da AIL, prédio que foi totalmente revitalizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).


Também como parte das celebrações pelas três décadas da AIL, foi realizada a posse da nova diretoria, recém-eleita pelos membros da instituição. Os secretários de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, e de Educação (Seduc), Felipe Camarão, foram empossados como membros correspondentes da AIL em São Luís.


"Quanta honra! Participei da Inauguração da Sede da Academia Imperatrizense de Letras, em comemoração aos 30 anos de fundação. E ainda tomei posse como membro correspondente da AIL. Aproveito para parabenizar o amigo e irmão, Anderson Lindoso, também empossado e os novos imortais", pontuou Felipe Camarão.


Felipe Camarão foi eleito pela sua notória atuação em favor da educação e cultura maranhense, seja como professor, mestre ou presidente da Fundação da Memória Republicana (FMR).

Professor, cronista e advogado especialista em Direito Educacional e Direito Administrativo, Anderson Lindoso assume a função com a responsabilidade de representar as ações institucionais da AIL em São Luís e nos demais municípios da Grande Ilha.

O presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, ressaltou que a escolha de Anderson Lindoso é um reconhecimento a atuação engajada do secretário pela cultura maranhense.

“Anderson Lindoso já é uma pessoa conhecida na nossa Academia e é muito querido por todos nós, não apenas da AIL, mas de todos aqueles que fazem cultura na Região Tocantina. O convite feito a ele foi exatamente pelo seu mérito como escritor, cronista que é, e pela sua atuação a favor da cultura maranhense”, ressaltou Trajano.

Nas redes sociais, Anderson Lindoso agradeceu a oportunidade em ocupar a função. “Muito feliz em tomar posse como membro correspondente da AIL junto do meu grande amigo Felipe Camarão. Agradeço ao presidente da Academia, Raimundo Trajano, pelo convite de participar dessa honrosa casa”, frisou o secretário de Cultura.

Revitalização

Localizada na Rua Urbano Santos, mais especificamente na Praça da Cultura, no Centro de Imperatriz, a sede da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) passou por revitalização completa de suas instalações, ganhando ampla e moderna recuperação predial, novo mobiliário, novos equipamentos e nova pintura.

“Sensível à cultura e à literatura, sempre de olhos voltados de forma especial para a Região Tocantina, o governador determinou que se fizesse essa restauração em tempo recorde”, destacou o presidente da AIL.

Em reverência ao advogado, político e escritor Sálvio Dino – um dos 13 literatos que integraram a plêiade que fundou a casa literária e pai do governador – com a reforma a AIL passou a se chamar ‘Paço da Cultura Sálvio Dino’.

A homenagem a um de seus primeiros membros fundadores foi instituída por decreto municipal, atendendo pedido da própria associação literária.

Nova mesa diretora

Em solenidade presencial na sede da AIL, tomou posse a nova mesa diretora, comandada pelo presidente reeleito, o poeta Raimundo Trajano Neto. No evento, restrito por conta da Covid-19, os novos imortais Elson Araújo e Humberto Barcelos foram diplomados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário