terça-feira, 27 de abril de 2021

Prefeitura mantém fiscalização em feiras e mercados de São Luís

 


A Prefeitura tem intensificado a fiscalização de feiras e mercados em São Luís. As ações estão sendo desenvolvidas pela Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para averiguar o cumprimento dos protocolos e medidas sanitárias, a qualidade dos alimentos e as condições de comercialização dos produtos.

Nesta primeira etapa, de acordo com a pasta, o trabalho teve caráter educativo, com base nas premissas da Vigilância Sanitária de fiscalização e posterior orientação acerca das condutas a serem utilizadas. Durante as ações, foram constatadas irregularidades voltadas à manipulação de alimentos e demais medidas sanitárias. 

A próxima fase constará da convocação de gestores de mercados e feiras para a elaboração de um plano de ação, com prazos definidos para sanar as irregularidades constatadas e voltadas ao uso de alimentos. O trabalho será feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e Abastecimento (Semapa). 

Um balanço do órgão aponta que, entre os meses de fevereiro e março deste ano, foram fiscalizados 31 mercados e feiras. Os fiscais averiguaram, entre outros pontos, a comercialização de pescados, carnes bovinas e suínas e o cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid. 

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, o monitoramento do uso de alimentos, além de evitar infecções e outras questões voltadas ao bem-estar dos usuários também é um importante preventivo contra o coronavírus e outras doenças. “É importante esse trabalho de fiscalização para orientarmos não só os comerciantes como também os próprios clientes sobre o uso, conservação e comercialização de alimentos e do ambiente nesses locais. Esse é o diferencial que estamos implementando na gestão do prefeito Eduardo Braide, buscando oferecer esse apoio e construir uma relação próxima com donos de mercados e feiras, para que São Luís possa ter um padrão no controle sanitário e na higienização dos estabelecimentos, no trabalho do feirantes e na garantia de que os consumidores estão adquirindo produtos de qualidade e sem quaisquer riscos de contaminação”, disse. 

Nos próximos dias, outras fiscalizações em locais de comercialização de alimentos serão realizadas. Além do monitoramento da conduta de responsáveis por feiras e mercados, desde o início do ano, a Vigilância Sanitária também verifica o cumprimento das medidas de restrição social em estabelecimentos, determinadas por órgãos governamentais. Entre elas, está a fiscalização em supermercados, academias, barbearias e em outros locais, conforme consta no decreto municipal em vigência, em enfrentamento à pandemia na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário