quarta-feira, 26 de maio de 2021

Serviços de saúde à população em situação de rua e trabalhadores são levados ao Centro da capital

 


O Governo levou nesta quarta-feira (26), serviços de saúde a pessoas em situação de rua e trabalhadores da região do Centro de São Luís. Promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), em parceria com a Delegacia de Costumes, a Ação Resgate realizou testes para o diagnóstico da Covid-19, Sífilis, Hepatites B e C e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além da aferição de pressão e glicemia. 

“O nosso intuito é levar os serviços às pessoas que estão transitando pelo local, que muitas vezes não têm tempo de se deslocar a um consultório para realizar os exames. Caso o resultado dê positivo em algum dos testes ofertados, os profissionais presentes farão o devido encaminhamento à assistência, a fim de que sejam realizados mais exames e, então, dar início ao tratamento do que for diagnosticado”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa. 

A Ação Resgate tem a proposta de recuperar pessoas em situação de rua que queiram receber ajuda para tratamento do vício de álcool e outras drogas. A iniciativa também leva, de forma gratuita, serviços de saúde à população em geral. Nesta quarta-feira, a mobilização levou aproximadamente 400 testes rápidos para detecção de ISTs. 

A medida também fortalece o enfrentamento à Covid-19, com a detecção da doença por meio de testes rápidos. Para esta edição do Ação Resgate, foram disponibilizados cerca de 80 testes.

Segundo o titular da Delegacia de Costume, Joviano Furtado, o Ação Resgate facilita o acesso à saúde. “Esse atendimento ao público está sendo cada vez mais bem aceito pelas pessoas. A iniciativa tem sido proveitosa e também nos ajuda a detectar as pessoas que são portadoras de comorbidades e orientar da forma adequada”, afirmou. 

A Ação Resgate contou com a presença de equipe multiprofissional composta por farmacêutico, bioquímico, médico clínico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Enquanto recebiam atendimento, as pessoas também eram orientadas por assistentes sociais da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário