quarta-feira, 30 de junho de 2021

Governo vistoria equipamentos educacionais no sertão maranhense e região central do estado

 


Nesta terça-feira (29), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acompanhado de equipe técnica da Secretaria, vistoriou obras nos municípios de Colinas (sertão maranhense), Joselândia, São José dos Basílios e Governador Archer (região central do estado), e anunciou a reforma de outros equipamentos educacionais nas regiões.


Em Colinas, a equipe marcou presença no Arraial da Vacinação, que está sendo realizado no Centro Educa Mais Maria José Macedo Costa, escola de tempo integral da rede pública estadual no município, e vistoriou a construção da unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que segue em andamento.

Na companhia do vice-governador Carlos Brandão e de secretários de Estado, Felipe Camarão participou do Arraial da Vacinação, que aconteceu no Centro Educa Mais Maria José Macêdo Costa. Em seguida, a comitiva visitou a obra do IEMA Graça Saraiva, feita em homenagem à professora da região e mãe do secretário Márcio Jerry. “Um investimento de cerca de R$ 20 milhões, entre obra e mobiliários, que beneficiará cerca de 400 estudantes da região, com cursos profissionalizantes, atendendo a vocação da região. É sempre muito bom voltar ao município, acompanhar investimentos do governo Flávio Dino”, detalhou Camarão.



Região Central


Na cidade de Joselândia, o secretário se encontrou com a gestão escolar, os professores e estudantes do Centro de Ensino Newton Bello, para discutir a situação da escola, que necessita de reforma. A reunião também contou com a presença do vice-prefeito Derick Menezes e do secretário municipal de Educação, Éder Amador.


A escola, que foi construída em 1957, ainda tem paredes de adobe (tijolos de terra) e nunca passou por uma reforma significativa em quase 80 anos de existência. Ao longo do tempo foram construídas novas dependências de forma improvisada. É a única escola de Ensino Médio de Joselândia.


O prédio tem sete salas de aula, que atendem a 600 estudantes nos três turnos. Na oportunidade o secretário ouviu do estudante João Victor de Deus, presidente do Grêmio Estudantil, o pedido para que transforme o espaço em uma Escola Digna.


“Em nome de todos os estudantes, eu peço ao senhor, secretário Felipe Camarão e ao governador Flávio Dino, uma Escola Digna, como tantas outras que a gente já viu pelo Maranhão. Nós também merecemos um prédio digno”, disse o João Víctor.


No final da reunião, ficou decido que o estado e município farão uma permuta de prédios escolares. “Tomamos uma decisão democrática e colaborativa. O regime de colaboração colocado na prática”, disse Felipe Camarão.


“Governo do Estado do Maranhão e a prefeitura de Joselândia estão acordando que o prédio, onde hoje funciona a escola do estado, será reformado e transformado em uma creche. E o prédio do município, onde funciona uma escola do município, será cedido para o estado implantar a escola Newton Belo, que será uma escola climatizada, com quadra coberta e com o conforto necessário. E no prédio ao lado, também cedido pelo município, faremos o anexo com laboratórios, auditório e biblioteca”, detalhou Camarão. 


“Essa foi melhor notícia que recebemos hoje. Há duas semanas me reuni com os professores que cobraram e disseram: Felipe Camarão constrói escola. Ele é o secretário de educação que mais construiu e reformou escolas, a gente não merece uma Escola Digna? E hoje, nós temos a felicidade de receber essa notícia, que vai ser boa para todos nós”, disse a gestora do Centro de Ensino Newton Belo, Maria Ednilde Araújo. 


“Quem ganha, certamente, é a população do município de Joselândia, porque nós teremos três espaços revitalizados. O Newton Belo, depois de reformado, será transformado em uma creche para oferecer um espaço digno para a educação infantil. E os alunos do Newton Belo terão um espaço mais amplo pra estudar”, declarou o secretário municipal de Educação de Joselândia, Éder Amador. 


“O primeiro passo foi dado, só falta acertar os detalhes e acelerar o processo na Câmara, também, com a vereadora Raline, porque o tempo é curto. Agradeço ao Governo do Estado e digo que a Prefeitura de Joselândia estará à disposição. Quero agradecer ao secretário pela presença em nossa cidade”, disse Derick Menezes, vice-prefeito. 


No município de São José dos Basílios, o secretário visitou o Centro de Ensino Darcy Vargas, que foi reformado e entregue à comunidade escolar em 2016, e receberá repasse extra para melhorias como ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e outras melhorias. 


A agenda terminou no município de Governador Archer, onde foi anunciada a reforma do Farol do Saber do município, prevista para iniciar na próxima semana, e visita ao Centro de Ensino Pires Sabóia, para levantamento das necessidades de melhoriais do prédio escolar.


“Dia muito produtivo, em quatro municípios maranhenses, onde vistoriamos e visitamos equipamentos educacionais. Nosso objetivo, como determina o governador Flávio Dino, é sempre estar perto das comunidades em busca de meios que possam dar mais bem-estar e qualidade de ensino e aprendizagem nos equipamentos educacionais maranhenses”, concluiu Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário