sábado, 26 de junho de 2021

Moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar com 18 anos ou mais podem se vacinar contra a Covid-19 até sábado (26)


Até este sábado (26), uma ação estadual de vacinação contra a Covid-19 no Pátio Norte Shopping, em Paço do Lumiar, município que integra a Região Metropolitana de São Luís, estará imunizando pessoas com 18 anos de idade ou mais. 

Realizada pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a vacinação no Pátio Norte Shopping acontece via sistema drive-thru e é dedicada às pessoas que comprovem residência nas cidades de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. 

Jovens como o estudante Daniel Monteiro já aproveitaram para tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Para Daniel, o motivo é de felicidade, já que em cidades brasileiras como São Paulo, que possui o maior PIB (Produto Interno Bruto) do País, o calendário vacinal prevê que somente a partir do dia 30 de junho será iniciada a vacinação de pessoas de 42 a 40 anos. 

“A gente vê as pessoas sofrendo por não ter vacina em outros lugares e saber que a primeira dose já foi aplicada dá uma segurança a mais”, comenta Daniel Monteiro. 

Juliana Araújo tem 18 anos, mora na região e não perdeu a oportunidade de se vacinar. A estudante acredita que é um privilégio se vacinar após mais de um ano de pandemia e 509.282 vítimas fatais da doença. 

“É um momento de esperança para mim e para a futura geração do Brasil, e um sentimento de gratidão por estar viva, por ter conseguido chegar até aqui, sendo que muita gente perdeu a vida”, avalia Juliana. 

Arraial da Vacinação

A cobertura vacinação nos municípios da Grande Ilha ganhou mais força logo no início de junho, quando o Governo do Estado, por meio da SES e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), lançou a primeira edição do Arraial da Vacinação em Paço do Lumiar. 

Em um mutirão de vacinação ininterrupto com 28 horas de duração e apresentação de 17 grupos culturais que fazem parte dos festejos juninos do Maranhão, um total de 4.885 pessoas foram imunizadas. 

A ideia do mutirão junino de vacinação deu tão certo, que o governador Flávio Dino resolveu realizar versões do Arraial da Vacinação na Cidade Olímpica, um dos bairros mais populosos de São Luís, e em várias cidades maranhenses até o início de julho, em parceria com as prefeituras municipais. 

O Arraial da Vacinação já passou pelos municípios de Tutóia, Barreirinhas, Timon, Balsas, Pinheiro, Morros, Imperatriz, Alcântara, Santa Inês, São João dos Patos e Açailândia, protegendo dezenas de milhares de pessoas com a dose inicial (D1) de algum tipo de imunizante contra a Covid-19.   

A partir deste final de semana até o dia 1º de julho, o Arraial da Vacinação vai contemplar moradores de Rosário, Riachão, Barra do Corda, Bacabal, Penalva, Parnarama, Matões, Dom Pedro, Governador Nunes Freire, Arari, Colinas, Cururupu, Buriticupu e São João Batista.     

Mas, de acordo com o governador Flávio Dino, a festa da imunização pelas cidades maranhenses ainda não tem data para acabar. 

“Apesar de o calendário ir até o dia 30 [de junho], não significa dizer que os arraiais vão acabar. Mês de julho inteiro nós vamos fazer, mês de agosto inteiro, enquanto for necessário a presença do Governo do Estado, apoiando os municípios, nós faremos. Porque Estado, município juntos resultam em benefício para quem é o mais importante, que é o senhor, a senhora e a sua família”, afirmou o governador nesta sexta-feira (25), durante coletiva virtual de imprensa sobre o atual panorama da pandemia de Covid-19 no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário