terça-feira, 27 de julho de 2021

Cem municípios maranhenses já receberam kits pedagógicos e literários por meio do Pacto pela Aprendizagem

 


Nesta segunda-feira (26) foi a vez de mais 32 cidades maranhenses receberem seus kits literários e pedagógicos para apoio à alfabetização na idade certa e preparação para retorno híbrido às aulas presenciais. A entrega reuniu prefeitos e secretários municipais de Educação na sexta etapa da entrega dos kits realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

"Com a entrega de kits literários e escolares para mais 32 municípios maranhenses, nesta segunda pela manhã, concluímos a entrega para os 100 municípios maranhenses. São livros de literatura brasileira e maranhense, kits para os estudantes, além de formação para os professores da Rede Municipal. Nesta segunda receberam os municípios de Anajatuba, Arame, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Cachoeira Grande, Cândido Mendes, Cidelândia, Codó, Colinas, Esperantinópolis, Graça Aranha, Icatu, Itinga, Lagoa do Mato, Parnarama, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São Domingos, São Mateus, São Roberto, Senador Alexandre Costa, Serrano, Sítio Novo, Timbiras, Turiaçu e Vitória do Mearim. Façam bom uso e aproveitem! É de vocês!", reforçou Felipe Camarão.


A iniciativa é parte do Pacto pelo Aprendizagem e do Regime de Colaboração que visa contribuir para o fortalecimento da aprendizagem de estudantes das redes municipais e ainda auxiliar na preparação dos espaços escolares de leitura, em um total de 100 municípios maranhenses, meta alcançada nesta etapa, em entrega realizada no Colégio Militar Tiradentes, em São Luís.


“Mais uma entrega do Programa Escola Digna, pelo fortalecimento da aprendizagem. Nós sabemos que a agenda da construção cumpre esse papel fundamental de dar condições de trabalho e também garantir um acesso e permanência com qualidade aos nossos estudantes. A entrega desses livros garante um direito fundamental, que é o acesso ao livro e à leitura”, explicou a secretária Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra.

“Então, no retorno às aulas, de forma híbrida, nossos estudantes municipais terão ainda mais esse reforço. Porque o Escola Digna é assim, olha para a nossa rede estadual, mas também caminha em uma parceria muito profícua com as prefeituras municipais para garantir essa educação de qualidade em todo o Maranhão”, complementou a secretária. 


Nesta etapa, que contabiliza a sexta já coordenada pela Seduc, os municípios contemplados foram: Anajatuba, Arame, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Cachoeira Grande, Cândido Mendes, Cidelândia, Codó, Colinas, Esperantinópolis, Graça Aranha, Icatu, Itinga, Parnarama, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São Domingos, São Mateus, São Roberto, Senador Alexandre Costa, Serrano, Sítio Novo, Timbiras, Turiaçu e Vitória do Mearim.


Cada município recebeu um kit para espaço de leitura, contendo 4 estantes, 576 livros de literatura brasileira, 100 livros de autores maranhenses; e um kit de material escolar, com 900 cadernos de matéria e mais de 2700 itens de papelaria (grafite, canetas azuis, vermelhas e pretas, caixas de pontas de grafite, calculadora com pilha e régua). Os municípios também ganharam formação para técnicos responsáveis pelas bibliotecas municipais. 

A entrega dos kits contou ainda com a presença das escritoras Ceres Fernandes, membro da Academia Maranhense de Letras, e Dilercy Adler, que é autora de alguns dos títulos literários maranhenses entregues pelo Governo do Maranhão.

“Eu parabenizo a Seduc e o Governo do Estado. Fico honrada em saber que alguns dos meus livros fazem parte desse projeto”, concluiu Dilercy Adler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário