quinta-feira, 29 de julho de 2021

Governo auxilia Eneva a encontrar parceiros e ampliar oferta de gás no Maranhão


Com o apoio do Governo do Maranhão, via Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), a Eneva tem viabilizado novos usos do gás natural produzido no estado. Agora, a empresa está com chamada pública aberta para atração de fornecedores, venda de produção e comercialização do insumo de parceiros. Com a chamada pública, a expectativa é a ampliação de vendas para outras companhias desse mercado. 

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, explica que o Governo do Estado está atuando, juntamente a Eneva, visando o aumento da oferta de gás no Maranhão.

“Nós estamos buscando indústrias, grandes distribuidoras e consumidoras de energia no Maranhão para fazer essa conversa importante com a Eneva, no sentido de verificar a possibilidade da troca da matriz energética dessas empresas, que assim passariam a usar o gás natural produzido no Maranhão e explorado pela empresa”, pontuou o secretário.

Simplício Araújo acrescenta, ainda, que essa prospecção é importante porque agrega valor a um produto que, hoje, é apenas usado para a transformação do gás natural em energia elétrica.

“Com a utilização do gás, processos mais limpos na indústria e menos poluentes seriam de grande importância para o Maranhão e para a competitividade dos produtos dentro e fora do estado”, anunciou o secretário. 

Com foco em empresas de pequeno e médio porte – indústrias e distribuidoras são potenciais clientes -, a previsão é que os fornecedores entreguem o produto entre janeiro de 2022 e dezembro de 2024.

Produção de gás natural

A Eneva é responsável pela operação do Complexo Parnaíba, um dos maiores parques térmicos de geração de energia a gás natural do país. O gás utilizado na geração é produzido em campos situados nas proximidades do parque térmico.

Com 1,4 GW de capacidade instalada, a geração do Complexo representa 11% da capacidade de geração térmica a gás do Brasil.

Parceria

Em junho de 2020, o Governo do Maranhão, em parceria com a empresa Eneva, entregou o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, na cidade de Pedreiras, que conta com leitos clínicos e de UTI para atender casos de Covid-19.

A montagem do hospital foi realizada em parceria com a empresa, que doou equipamentos médicos, assim como outros itens específicos para ambiente hospitalar.  Recentemente, a unidade completou um ano de funcionamento, com mais de 22 mil atendimentos médicos realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário