quinta-feira, 29 de julho de 2021

Governo promove procedimentos pediátricos do Mais Cirurgias, no Hospital Macrorregional de Santa Inês

 


O Governo do Estado tem realizado cirurgias pediátricas no Hospital Macrorregional Tomás Martins para beneficiar crianças de Santa Inês e de municípios da região. Os procedimentos fazem parte do Programa Mais Cirurgias, que gradativamente vem sendo retomado nas unidades da rede estadual de saúde.  

Nesta semana, os procedimentos contemplaram crianças de 1 a 11 anos de 18 municípios. Entre as cirurgias executadas na unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estiveram herniorrafias, para tratamento de hérnias; retirada de cistos e correção de hidrocele.

“Com a redução dos casos de internação por Covid-19, estamos retornando na rede estadual com as cirurgias eletivas que haviam sido suspensas. São procedimentos que podem voltar a ser realizados, o que é muito positivo para a população maranhense. Graças aos investimentos do Governo, a estrutura de um hospital como o Tomás Martins nos permite que muitos procedimentos sejam realizados”, ressalta o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinicius Ribeiro. 

As crianças que aguardavam por um dos procedimentos foram chamadas para consulta ambulatorial e a realização de exames para o agendamento das cirurgias. A retomada das cirurgias com os procedimentos pediátricos aconteceu no início do mês, quando foram realizadas 37 consultas e 14 intervenções cirúrgicas. Nesta terça (27) e quarta-feira (28), 14 novas cirurgias foram realizadas. 

Enquanto aguardavam os procedimentos, as crianças participaram de um momento de descontração com brincadeiras, pintura e jogos conduzidos por uma trupe de palhaços. A animação teve a intenção de aliviar a tensão das crianças antes da cirurgia. 

Com o Programa Mais Cirurgias, o objetivo é que os procedimentos sejam realizados a cada 15 dias na unidade, de forma a contemplar o máximo de crianças da região que estão à espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário