terça-feira, 27 de julho de 2021

IEMA Bilíngue terá experiência com laboratório de informática móvel

"PROJETO PILOTO: Laboratório de Informática Móvel! Testaremos uma nova experiência em nossas escolas, a começar pelo Iema Integral Bilíngue. No dia 02 de agosto, as crianças terão um laboratório de informática móvel para usar na sala de aula ou em qualquer ambiente escolar. Os chromebooks auxiliarão na prática pedagógica e, após o uso, a gestão escolar o guarda, pois não precisa de um espaço específico para sua utilização. Uma das vantagens também é o PREÇO. O laboratório móvel custa cerca de 30% do total de um laboratório fixo. Dando certo, ampliaremos a oferta para outras escolas. Avante!", pontuou o Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, pelas redes sociais.


Nesta segunda-feira (26), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou ao IEMA Integral Bilíngue um importante equipamento educacional para auxiliar estudantes na busca de novos conhecimentos. Trata-se do Laboratório de Informática Móvel, que usa chromebooks vinculados à conta do Google institucional, que a Secretaria já utiliza. O laboratório é composto de 30 chromobooks e 1 armário, que beneficiarão 140 alunos que poderão acessar conteúdos pedagógicos, para reforçar o seu aprendizado. O custo para a aquisição do equipamento foi da ordem de R$ 94.765,00.


O secretário Adjunto de Administração, Vitor Pflueger destacou a importância da ferramenta educacional para expandir cada vez mais o uso da tecnologia pelas crianças da rede pública estadual e fortalecer a busca pelo conhecimento.

“É um equipamento muito importante, que o Governo do Estado entrega para a Escola Bilíngue. Apesar de a escola ter uma excelente estrutura, a gente vem tentando inovar e trazer cada vez mais tecnologia para as crianças e adolescentes da rede pública. O uso dessa ferramenta tem muita praticidade, porque será possível levar o laboratório para dentro da sala de aula e atender um número maior de alunos ao mesmo tempo, garantindo um aprendizado cada vez melhor”, ressaltou.


O IEMA Bilíngue é a primeira escola de ensino em tempo integral e bilíngue, na rede pública estadual e tem adquirido destaque no cenário acadêmico, sendo tema de mestrado e doutorado, devido ao seu projeto pioneiro na educação de crianças, mostrando que é possível ter educação pública de qualidade.

A gestora geral do IEMA Bilíngue, Ingrid Costa, expressou gratidão ao governo pelos investimentos na Educação do Maranhão e destacou a importância do laboratório de informática móvel para a escola no auxilio aos estudantes.

“Em duas décadas como profissional da Educação, eu nunca vi tanto empenho e investimento em pessoal, infraestrutura e tecnologia, como a gente tem visto nestes últimos anos no Governo Flávio Dino e com o secretário Felipe Camarão à frente da pasta da Educação. A entrega do laboratório móvel de informática foi uma surpresa essencial e era o que faltava para começarmos o ensino híbrido. Já estávamos nos planejando e hoje recebemos um presente. Para as crianças que irão passar o dia inteiro na escola e precisam de atividades mais lúdicas foi o presente ideal, não poderia ter vindo em melhor hora”, expressou.


Ingrid Costa destacou ainda as vantagens do laboratório móvel para a prática das atividades educacionais. “Nós não precisamos ter um laboratório específico de informática, o equipamento pode ser utilizado, inclusive no pátio, durante uma ou outra atividade recreativa com toda a segurança. O professor leva o carrinho, distribui os chromebooks aos alunos e depois recebe de volta. Então, a criança não precisa ficar isolada, fechada em uma sala, e nós não precisamos ter um espaço específico para isso. É uma economia de espaço também”, concluiu.


O gestor auxiliar Elan Campelo também expressou alegria pelo recebimento do laboratório móvel, para ajudar as crianças em suas atividades. “Na era da informação e tecnologia, a gente poder inserir essas crianças no mundo digital é uma grande vitória. Então, essa ferramenta proporciona conectividade, interação e possibilidade de que as crianças conheçam outras formas de conhecimento, estando na escola. A gente entende que é um ganho muito grande. Essa ferramenta vai aprimorar muito as possibilidades de educação de nossas crianças”, exprimiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário