sexta-feira, 30 de julho de 2021

PGJ faz visita institucional ao Solar do Outono em São Luís

 


Na manhã desta quinta-feira, 29, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, fez uma visita ao Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Solar do Outono, no bairro da Cohab, em São Luís. O objetivo foi conhecer o trabalho da instituição e a situação dos abrigados.

O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim Gomes, e a promotora de justiça e chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Theresa Ribeiro de La Iglesia, igualmente participaram da visita. Todos foram recebidos pelo diretor Glecio Sandro Silva.


A instituição atende aos idosos hipervulneráveis, principalmente os que são totalmente dependentes. O tratamento é o melhor possível e estamos felizes com o trabalho desenvolvido. É uma referência nacional”, afirmou Augusto Cutrim.

As instituições de longa permanência são destinadas à moradia coletiva de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, normalmente sem suporte familiar e em condições de dignidade e cidadania.

O Solar do Outono é mantido pelo governo estadual e abriga pessoas que não podem se cuidar, serem cuidados pela família e em situação de vulnerabilidade social, física e financeira. “São pessoas que já contribuíram muito para a sociedade, já tiveram uma vida ativa, constituíram família e por diversos motivos foram abandonados. Então eles vêm para cá e nós damos amor, afeto, carinho e cuidados. Temos uma equipe multidisciplinar que os atendem em suas necessidades”, explicou Glecio Silva.

O diretor enfatizou o diálogo constante com o MPMA para buscar soluções para os problemas da instituição e defesa dos idosos abrigados. “O Ministério Público é nosso grande referencial aqui no Maranhão. Muitos problemas que seriam judicializados são resolvidos no diálogo. O MP é um parceiro de todo dia”.

Ao final da visita, Eduardo Nicolau afirmou que vistoriar o Solar do Outono foi uma oportunidade de conhecer os idosos e os profissionais que trabalham no local. “O Solar foi reformado e estou vendo que aqui os velhinhos são muito bem tratados, pois precisam de cuidados específicos o dia inteiro e isso eles estão tendo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário