sábado, 31 de julho de 2021

PRF: mais de 7.000m³ de madeira ilegal apreendidos no Maranhão em um ano e meio

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vem se destacando a cada ano no combate aos crimes ambientais em todo o país. As operações realizadas e as ações desenvolvidas nos últimos anos se materializam nos números cada vez maiores de apreensões de animais silvestres e de produtos florestais, que ajudam a proteger e preservar a maior floresta do mundo, a Amazônia, presente em 59% do território brasileiro.

Neste cenário de enfrentamento aos crimes ambientais o Maranhão vem se destacando como um grande escudo de proteção da Amazônia, face a atuação e os resultados das apreensões apresentados de janeiro de 2020 a meados de 2021.

No primeiro semestre deste ano, na região tocantina, sudoeste do estado do Maranhão, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizou a maior apreensão de madeira ilegal da história em uma mesma ação, onde foram flagrados sete caminhões e carretas escondidos em uma propriedade, aventurando-se na difícil missão de atravessar o estado rumo ao interior da região Nordeste sem ser pego pela fiscalização.

A título de comparação, em outros anos, as apreensões anuais no estado do Maranhão chegavam a 1.000m³. Em ano de destaque chegavam a 2.000m³.

O aumento significativo dos números sinalizam para uma determinação institucional de firme enfrentamento aos crimes ambientais no Maranhão e no norte do país, sendo este o verdadeiro emissor de produtos florestais legais ou ilegais para as outras regiões brasileiras.

Os números apresentados pela PRF vem desmobilizando sistematicamente muitos daqueles que lucram com a prática de crimes ambientais e indicando que o Maranhão não é mais um bom caminho para o escoamento de ilícitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário