segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Aplicação das provas do Seama para mais de 325 mil estudantes maranhenses


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, nesta semana, as provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. 

O intuito é fornecer subsídios necessários para que as escolas públicas das redes estadual e municipais de ensino possam redirecionar seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções no processo de ensino e aprendizagem. Com estes objetivos, aproximadamente 325 mil estudantes foram mobilizados para fazerem as provas. Destes, 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual e 238 mil são das redes municipais. Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em interpretação e resolução de problemas.

A avaliação começou nesta segunda-feira (30) com a avaliação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 2.246 escolas; na terça-feira (31) será a vez dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de 2.568 unidades de ensino, e da 3ª série do Ensino Médio matriculados em 737 escolas da rede estadual; na quarta-feira (1º), os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 2.100 escolas farão as provas na disciplina de Língua Portuguesa; esses mesmos alunos fecham a série de avaliações na quinta-feira (2), com a  aplicação das provas de Matemática.

As provas têm duração de 2 horas. Os estudantes do Ensino Fundamental, responderão uma prova com 44 questões, sendo 22 para a disciplina Língua Portuguesa e outras 22 para Matemática. Os estudantes do Ensino Médio responderão 52 questões, metade de Língua Portuguesa e outra metade de Matemática.

"Amanhã daremos início à Prova Seama. Nessa 2ª edição, a avaliação diagnóstica será aplicada a 325 mil estudantes dos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e das 3ªs séries do Ensino Médio, em 216 municípios. Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em interpretação e resolução de problemas. O objetivo é verificar o nível de aprendizado dos estudantes e prover as escolas das redes municipais e estadual com dados para direcionarem melhor os seus projetos. Desejo a todos uma boa prova SEAMA. Deus os abençoe!", reforçou Felipe Camarão.


Avaliação de fluência

Após a Avaliação do Seama, no período de 3 a 9 de setembro, a Seduc realizará a Avaliação de Fluência de Leitura, destinada a 90.104 estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental em 5.956 escolas, dessa vez, dos 217 municípios maranhenses. O foco será a habilidade e precisão com que os estudantes leitores decodificam o texto.

Os estudantes participarão de três blocos de leitura. A metodologia consiste na gravação dos áudios das leituras realizadas pelos estudantes de palavras que constam no dicionário; leitura de palavras inventadas; e leitura de histórias (narrativas de domínio público). A duração será de aproximadamente 10 minutos por estudante avaliado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário