segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Aulão ao vivo e simulado online marcam o encerramento do projeto Terceirão Não Tira Férias 2021

 


Neste sábado (31), foi realizada a última live da 4ª edição do Terceirão Não Tira Férias e Fica em Casa Aprendendo. Durante três sábados consecutivos, das 15h às 17h, as aulas foram transmitidas ao vivo de forma simultânea e inédita pela TV Educação – Caminho para o Saber e pela Plataforma Gonçalves Dias.

No encerramento, foram realizadas aulões de: Língua Portuguesa e Literatura, com a professora Cacau Sotero; Matemática, com Renata Priscila Feques Ferreira e Marone Marlon Beckman Lima; Sociologia e Atualidades com Rafael Carlos Alves da Silva. Durante a edição, o projeto reuniu professores nas diferentes áreas de conhecimento com interação dos estudantes, por meio de aplicativo de mensagem. Os alunos puderam revisar e reforçar os conteúdos das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens, tudo com tema central voltado para as Olimpíadas. 

Além da transmissão das aulas pela TV aberta e da exibição pela plataforma Gonçalves Dias, “audioaulas” pela Rádio Timbira garantiram que os conteúdos chegassem aos estudantes, pois aonde não chega o sinal de internet, a TV e o rádio estão presentes. 

“Foi uma edição muito exitosa, principalmente, por estarmos num momento diferenciado de ensino, saindo de um período de mais de 16 meses de ensino remoto, e seguimos com a agenda do Terceirão Não Tira Férias e com participação ativa dos estudantes do Maranhão. E a novidade da TV Educação trouxe um ganho sem medida para a agenda, que é querida dos estudantes. Estamos muito felizes e otimistas, estimulando nossos estudantes para essa experiência de retorno híbrido que começa nos próximos dias”, destacou Nadya Dutra, secretária Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem da Seduc.

O projeto alcançou mais de 80 mil estudantes do 3º ano, além de egressos da rede. Alunos e professores falaram da importância do projeto, que para muitos foi um suporte para vencer desafios. Foi assim para Cacau Sotero, professora de Língua Portuguesa e Literatura. 

“De modo geral, particularmente falando, esse último ano é muito mais desafiador porque estamos vencendo dificuldades. Eu pude encontrar nesse trabalho a válvula de escape, para que, a partir daquilo que eu sei fazer, que é ministrar aulas, eu pudesse vencer meus próprios entraves, ressignificando minha vida. A pandemia mudou muitas histórias e eu, também estou entre milhares de famílias que viveram a perda de entes tão amados. Estamos trabalhando para não deixar a Educação parar e, junto com isso, eu não gostaria de parar também! Eu quero, juntamente com tantos “chuchus”, ter uma linda história de superação para contar!”, destacou a professora Cacau Sotero.

“O Projeto Terceirão Não Tira Férias está num processo de remodelação e consolidação. Tivemos que nos adequar a esse contexto de pandemia desde o ano passado, implementando novos formatos de aula e transmissão dos conteúdos e neste ano já aperfeiçoamos todo esse processo com o auxílio da Plataforma Gonçalves Dias. O Governo do Estado e a Seduc oportunizam aos alunos da terceira série e aos vestibulandos uma chance de reforçar os conteúdos e colocar em prática através dos simulados toda a preparação necessária para alcançarem o êxito. Como professor, me sinto honrado em fazer parte deste seleto grupo e contribuir para a formação e o aprendizado de milhares de jovens, cumprindo a missão de auxiliar no processo de democratização do acesso ao ensino e ao conhecimento”, pontuou o professor Rafael Carlos Alves da Silva, professor de Sociologia.

Simulado Online

Depois de revisar e reforçar conteúdos, estudantes de todo o Maranhão, que farão o ENEM 2021 e outros vestibulares, participaram do simulado online da 4ª edição do Terceirão Não Tira Férias e Fica em Casa Aprendendo.

O simulado ficou disponível das 8h às 13h, para que os estudantes pudessem responder as 90 questões que contemplaram todos os componentes curriculares, incluindo duas opções de língua estrangeira (Inglês e Espanhol). A ação é uma forma de testar o conhecimento e treinar para as provas do ENEM, previstas para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro. 

O resultado do simulado online será enviado para os estudantes para o e-mail cadastrado no início da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário