terça-feira, 31 de agosto de 2021

Câmara de São Luís oferece atendimento psicológico a servidores



A Câmara Municipal de São Luís, por meio do Departamento de Recursos Humanos, inicia a partir do mês de setembro, o projeto “Espaço de Escuta”, iniciativa que se dedica a promover diálogo e troca de experiências entre os servidores e a equipe de psicólogos e assistentes sociais do setor.

Segundo o psicólogo Mauro Sérgio Barbosa Brandão Júnior (CRP 22/02929), o objetivo do projeto é oferecer um espaço adequado para os colaboradores onde possam se sentir à vontade para colocar suas questões com uma escuta técnica e qualificada por parte do corpo de profissionais da psicologia do quadro da Casa.

“Vivemos ainda um momento crítico relacionado à pandemia e todos nós sentimos os efeitos dessa nova configuração imposta em nosso cotidiano e nas relações humanas. Ciente de tais efeitos como potencial fator de adoecimento em se tratando de saúde mental associado com outras iniciativas com foco na saúde do trabalhador e os aspectos psicossociais que atravessam a subjetividade dos sujeitos, observamos a necessidade da criação de um espaço que oferecesse atendimento técnico/teórico fundamentado na ciência psicológica com objetivo de possibilitar um espaço de escuta e acolhimento psicológico para os servidores da Câmara”, declarou.

O objetivo da ação, explica o especialista da Casa, é buscar o bem-estar psicológico e promoção da saúde dos servidores, contribuindo para qualidade de vida dos mesmos, acolhendo as demandas emergentes/urgentes através do suporte psicológico.

“O espaço de escuta e acolhimento psicológico visando o bem-estar psicológico e promoção da saúde dos servidores. É importante frisar que, para cada pessoa, serão ofertados quatro atendimentos psicológicos, não se caracterizando como um tratamento mais longevo, mas que se adequa às necessidades de demandas mais pontuais e que possibilitem novos caminhos de ação”, completou.

Como agendar?

Os atendimentos irão funcionar todas as sextas do mês, das 09h às 12h, e os interessados devem se dirigir ao setor de Recurso humano da Câmara de forma antecipada para o agendamento dos atendimentos.

Outra iniciativa

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Legislativo ludovicense vem realizando uma série de medidas para reforçar o cuidado com a saúde mental dos servidores da instituição. Na semana passada, o vereador Octávio Soeiro (Podemos), que é o 1º secretário da Mesa Diretora, ocupou a tribuna para fazer uma reflexão acerca da saúde mental da população no atual contexto de pandemia do novo coronavírus.

Na oportunidade, o parlamentar disse ter feito uma visita a Estância Bela Vista e que uma parceria foi realizada entre a clínica e a Casa. De acordo com ele, a iniciativa complementa o serviço público em relação ao tratamento de dependentes químicos e de pessoas com transtornos emocionais e comportamentais.

“Na ocasião, a Estância Bela Vista se ofereceu para realizar uma parceria com a Câmara. A partir de 1º de setembro até o fim do mês, a clínica colocará profissionais nesta Casa, como psicólogos e psiquiatras, para atender nossos servidores”, anunciou Octávio Soeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário