terça-feira, 31 de agosto de 2021

Peixe-boi marinho é encontrado morto no Rio Mearim em Arari

 


Na última segunda-feira (30), um peixe-boi marinho foi encontrado morto no Rio Mearim, na região do Baixo Mearim, na Comunidade Barreiros, no município de Arari. Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se deslocou até o local para atender a ocorrência.

A ação foi coordenada pela bióloga e analista ambiental do ICMBio, Laura Reis, e contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Arari e de moradores da região. O animal foi encontrado em estado avançado de decomposição, boiando próximo às vegetações do rio.

O animal foi levado para a margem do Rio Mearim para realização de procedimentos técnicos, onde concluiu-se que se tratava de um animal adulto, do sexo masculino, medindo aproximadamente 3 metros de comprimento. O peixe-boi marinho é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, portanto a análise da causa da morte do mamífero aquático é essencial para a preservação do animal.

Somente em 2021, já foram registradas 3 ocorrências de peixes-bois marinhos encontrados mortos no Maranhão. As amostras e dados coletados pela equipe serão encaminhados para o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) e Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) para análise da causa da morte do animal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário